segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

À la Zico e Pet, Ronaldinho, de falta, decide para o Flamengo a Taça GB

Mesmo sem brilhar, craque cobra com estilo, Fla vence Boavista por 1 a 0 e conquista, de forma invicta, seu 19º troféu do primeiro turno

FONTE: por GLOBOESPORTE.COM
Foram 534 minutos em campo com a camisa rubro-negra. Nas seis partidas pelo Flamengo desde que chegou, Ronaldinho Gaúcho não conseguiu, até o momento, repetir as grandes atuações que o fizeram ídolo no Barcelona, no Milan e na Seleção Brasileira. Mas craque, mesmo sem brilhar, pode decidir. E numa cobrança de falta, relembrando outros camisas 10 marcantes, como Zico e Petkovic, o novo ídolo rubro-negro começou a escrever sua história no clube. Aos 26 minutos do segundo tempo, bateu com maestria e correu para o abraço. E, junto com o time, comemorou no embalo do "Bonde sem freio", rap que virou hit entre os jogadores na semana da decisão, o gol que garantiu, neste domingo, a vitória por 1 a 0 sobre o Boavista e a 19ª Taça Guanabara para o clube, de forma invicta.
Ao fim da partida, todos os jogadores, puxados pelo camisa 10, voltaram a fazer a coreografia do "Bonde do Mengão sem freio". Ronaldinho comemorou como um garoto que iniciava a carreira. E a torcida do Flamengo, que lotou o Engenhão, vibrou com a primeira conquista da temporada 2011.  "Que torcida é essa?", gritava, eufórica. Com os jogadores já no alto do pódio para receber as medalhas e erguer o troféu, cantou o hino do clube. E depois da volta olímpica, Ronaldinho fez questão de chegar próximo da arquibancada para mostrar a taça. Euforia total.
Ronaldinho gol Flamengo (Foto: André Durão / Globoesporte.com) 
Com a coreografia do "Bonde do Mengão sem Freio", Ronaldinho puxa o time para comemorar o gol de falta  aos 26 do segundo tempo que dá título da Taça GB ao Rubro-Negro (Foto: André Durão / Globoesporte.com)
O gol marcado deu a Ronaldinho, 46 dias depois de sua apresentação apoteótica na Gávea, diante de 20 mil torcedores, a alegria de, também, ser o responsável pelo primeiro grito de carnaval dos rubro-negros. O camisa 10, que desfilará na Portela e na Grande Rio, poderá brincar também à vontade no bloco que criou - Samba,.Amor e Paixão - no próximo domingo.
Com a conquista da Taça Guanabara, o Flamengo assegurou vaga cativa na decisão do Campeonato Carioca. Ao Boavista, resta o consolo de ter feito boa campanha no primeiro turno e, pela primeira vez, ter ido a uma decisão. O Verdão de Saquarema já volta a campo na quinta-feira, na estreia da Taça Rio, em casa, contra o Bangu. O Rubro-Negro inicia a campanha no segundo turno no sábado, contra o Olaria, no Raulino de Oliveira, em Volta Redonda.
Galeria de fotos: confira aqui as imagens da festa no Engenhão
Ronaldinho de centroavante
O técnico Vanderlei Luxemburgo surpreendeu ao sacar Deivid e escalar o argentino Bottinelli no meio-campo, deslocando Ronaldinho para a posição de centroavante. A outra alteração foi a saída de Ronaldo Angelim para a entrada de Egídio. A ideia, segundo o treinador, era usar três meias - Thiago Neves, Renato e Bottinelli - para municiar o camisa 10. A opção pelo lateral era criar pelo lado esquerdo mais uma opção de ataque.
Foi até do camisa 6 a primeira boa jogada, aos cinco minutos. Foi à linha de fundo e centrou para Thiago Neves cabecear. A zaga do Boavista interceptou. Mas o que se viu em boa parte do primeiro tempo foi um Flamengo tocando muito a bola, mas com poucas infiltrações para criar oportunidades. Com Ronaldinho preso na área e Bottinelli e Thiago Neves errando passes, o esquema de Vanderlei não deu certo.
O Verdão de Saquarema, desde o início, dava a senha do que seria sua estratégia: esperar o Flamengo em seu campo para partir em contra-ataque e aproveitar os buracos da defesa.  Durante os 11 primeiros minutos, nem uma coisa nem outra. O Flamengo só conseguiu a primeira boa jogada de gol quando Ronaldinho saiu da área e foi para a ponta esquerda. Livrou-se de Bruno Costa e centrou para Thiago Neves cabecear pelo lado direito. Mas o goleiro, xará do camisa 7, espalmou para escanteio. Pouco depois, pela direita, Léo Moura recebeu na medida de Thiago Neves e bateu cruzado, para fora, na melhor oportunidade.
Ronaldinho gol Flamengo (Foto: André Durão / Globoesporte.com) 
Ronaldinho cobra a falta com maestria e sai para o abraço (Foto: André Durão / Globoesporte.com)
Se o Flamengo melhorava o seu toque de bola, o Boavista não conseguia puxar os contra-ataques. Renato era eficiente no primeiro combate, e Willans e Maldonado marcavam em cima Tony e Leandro Chaves, os armadores da equipe da Região dos Lagos. Com isso, Frontini não conseguia ser acionado.
Queda de ritmo
Com os termômetros marcando 42 graus no Engenhão, os dois times caíram de ritmo. Muito marcado na área, Ronaldinho caía pelos flancos para ajudar na armação, mas pouco dava sequência às jogadas. Bottinelli, sem ritmo de jogo, errava o último passe. Thiago Neves raramente servia bem e pecava pelo excesso de individualismo.
O time só voltou a levar susto à meta do Boavista num lance sem querer de Egídio. Na tentativa de centrar para a área, ele quase encobriu o goleiro Thiago, que se esticou para espalmar a bola. O goleiro voltou a aparecer bem aos 40 minutos, quando o Flamengo acertou uma jogada pela direita, no lançamento de Maldonado para Bottinelli. O argentino foi à linha de fundo e centrou para encontrar Ronaldinho, que vinha na corrida. Mas Thiago saiu bem do gol e espalmou, salvando o Boavista.
No fim do primeiro tempo, as duas equipes se aproveitaram de erros para criar chances de abrir o placar. Na única que o Boavista teve, Leandro Chaves levou a melhor após desequilíbrio de Maldonado, que ao partir para tentar dominar a bola - mal passada por Willians - caiu. O camisa 10 do Verdão de Saquarema chutou com violência, mas no meio do gol. Felipe rebateu. O Flamengo contra-atacou com Welinton na área adversária. Em bola resvalada erradamente pela zaga, o camisa 3 rubro-negro apanhou a sobra e bateu por cima.
Negueba em campo
Vanderlei atendeu aos pedidos da torcida e lançou Negueba no lugar de Bottinelli, no segundo tempo. O Boavista começou a sair um pouco mais para o ataque, e o técnico Alfredo Sampaio, com dez minutos, botou o lateral-direito Joílson no lugar de Bruno Costa, para subir melhor.
Depois que Negueba fez boa jogada pela direita e centrou para Thiago Neves, que chegou atrasado, Vanderlei resolveu mexer no Flamengo novamente. Sacou Egídio para pôr o atacante Diego Maurício. Com isso, Renato foi para a lateral, e Ronaldinho voltou ao meio-campo. As jogadas não saíam. A torcida se irritava, Vanderlei também. Ao reclamar de uma falta de Maldonado marcada pelo árbitro, acabou advertido. O Boavista ensaiava sair mais para o jogo, mas esbarrava nos erros de passes e na boa cobertura rubro-negra.
Gol de falta
Aos 25 minutos, começou o lance capital da partida e de Ronaldinho na Taça Guanabara. Edu Pina derrubou Thiago Neves próximo da área. Não houve quem não pedisse o craque para bater. E o camisa 10 relembrou os grandes tempos de Barcelona ao cobrar com maestria. A bola cobriu a barreira e foi caindo à esquerda de Thiago, que sequer pulou. Antes de a bola entrar, o ídolo já saiu correndo para comemorar. E, junto com o time, fez a coreografia do "Bonde do Mengão sem freio", inspirado no funk que virou febre entre os jogadores.
Taça Guanabara Flamengo (Foto: André Durão / Globoesporte.com) 
Vibração no pódio é intensa: capitão Ronaldinho ergue a Taça GB (Foto: André Durão / Globoesporte.com)
Com a vantagem, Vanderlei fortaleceu a defesa ao trocar o cansado Thiago Neves por Ronaldo Angelim. Pouco depois, após dividida em que Renato Abreu bateu com o joelho no peito de Frontini, o atacante do Boavista deu um tapa no jogador rubro-negro, que valorizou o lance. O átbitro expulsou o argentino.
O Boavista pressionou, e no fim da partida, o time reclamou de pênalti em Gustavo, não marcado pelo árbitro. O time de Saquarema lutou, mas a Taça GB já tinha dono. Mais uma vez, foi para a Gávea.

Ceará goleia o Horizonte e encara o Fortaleza na final do primeiro turno

Vozão deslancha no segundo tempo e faz a festa da torcida no Castelão

Por GLOBOESPORTE.COM Fortaleza
Não teve nem espaço para a zebra neste domingo, no Castelão. Com uma atuação apagada no primeiro tempo e um show de bola no segundo, o Ceará goleou o Horizonte por 4 a 0. O resultado garante a equipe alvinegra na decisão do primeiro turno do Campeonato Cearense. O adversário será o grande rival Fortaleza, que no sábado derrotou o Guarani de Juazeiro.
Na primeira etapa, o Ceará teve dificuldades para furar o bloqueio adversário. Mas fez valer toda a sua tradição e abriu o placar aos 30 minutos. Vicente cruzou na área e Junior Pipoca fez de cabeça. Na segunda etapa, o ataque alvinegro foi ainda mais eficiente. Logo aos 9 minutos, Iarley recebeu bom passe de Boiadeiro. O atacante procurou um companheiro para tocar a bola na área, mas como todos estavam bem marcados, resolveu arriscar o chute e fez um golaço de canhota. Aos 26, Michel precisou chutar duas vezes para fazer a bola entrar. Já no finzinho do jogo, aos 46 minutos, Marcelo Nicácio recebeu passe de João Marcos e fechou o caixão do Horizonte.

domingo, 27 de fevereiro de 2011

Alguém tem que perder

Clique para Ampliar

Retorno: o meia Sérgio Mota, que jogou sua última partida pelo Vovô no dia 9, desfalcando o time em três jogos, está recuperado e fica como opção para o decorrer da semifinal
FOTO: RODRIGO CARVALHO
Clique para Ampliar
Clique para Ampliar
Zebra: o Horizonte, estreando na 1ª divisão cearense, eliminou o Ceará nas semifinais do segundo turno de 2008
FOTO: JOSÉ LEOMAR

 Ambos, Ceará e Horizonte, vivem um grande momento, mas hoje, apenas um seguirá à decisão do 1º turno
O Ceará realizou uma campanha impecável no 1º turno do Estadual. Foram nove vitórias e dois empates, garantindo a primeira colocação invicta com 29 pontos, quatro a mais que o vice-líder Fortaleza.

Se a comparação se estender ao 4ºcolocado, o Horizonte, adversário de hoje, a diferença se amplia: o Galo do Tabuleiro se classificou com 17 pontos, doze a menos que o Alvinegro.

Mas toda essa vantagem de pontos na fase classificatória obtida pelo Vovô foi revertida apenas no mando de campo da semifinal. Os dois clubes jogam hoje, às 16 horas, no Castelão em igualdade de condições, e se houver empate no tempo normal, o finalista será conhecido nas penalidades máximas.

Mesmo sem vantagem para a semifinal do turno, a campanha do Ceará até então deve motivar os alvinegros. A série invicta do clube em 2011 ganhou uma partida a mais com a vitória da última quarta-feira, na Copa do Brasil, fora de casa, contra o Cuiabá por 2 a 0. Para o goleiro Fernando Henrique, que joga sua primeira decisão pelo Vovô, a série invicta do Ceará é algo especial. "Estamos muito motivados para a sequência da temporada. Essa série invicta nos dá ainda mais vontade de lutar bastante para que os resultados continuem aparecendo", avisa.

Assim como o Vovô, motivado pelo excelente retrospecto em 2011 e pela classificação na Copa do Brasil no meio da semana, o Horizonte também chega com o astral lá em cima para o jogo decisivo.

Favoritismo
O Galo do Tabuleiro, que obteve a classificação na última rodada da fase classificatória do Estadual, eliminou o ASA/AL fora de casa na Copa do Brasil, atingindo um feito inédito para o clube. O clima de empolgação também é visível por conta da façanha no torneio nacional, mas ressaltam o favoritismo do Alvinegro de Porangabuçu. "A nossa classificação inédita na Copa do Brasil motiva. E iremos com toda disposição para enfrentar o Ceará. Sabemos que será difícil, pela campanha que eles fizeram na primeira fase. A torcida (alvinegra) apoiará, mas o Horizonte já mostrou que é um time forte também", lembrou o meia Elanardo.

E para vencer o favorito Ceará, os jogadores do Horizonte falam em superação. "Sabemos que o favorito é o Ceará, um time grande, com jogadores como Iarley, Geraldo e Michel. E jogarão no Castelão, com o apoio da torcida. Mas se trata de uma decisão, vale a garra, a superação. E vai ser um jogo só", completou o meia.

Confiante, o técnico Roberto Carlos garante que o Horizonte não chegou às semifinais à toa. "É difícil enfrentar o Ceará em qualquer situação. Quando disputava a Série B, já era forte, imagina agora, jogando uma série A. O Ceará tem obrigação de vencer, é o favorito. Mas nós tivemos oportunidade de disputar uma semifinal com eles e jogaremos para vencer, aguerridos, marcando e conscientes que podemos chegar à final".

SEMIFINAL DE 2008
Horizonte já aprontou contra o Ceará
Profissionalizado apenas em 2004, o Horizonte estreava na primeira divisão do futebol cearense em 2008.

No primeiro turno daquele ano, logo na estreia, o Horizonte goleou o Ceará por 5 a 1, em casa. Era o cartão de visitas do time debutando na 1ª divisão.

Ao fim da fase classificatória, foi o líder, mas acabou derrotado pelo Fortaleza na decisão do turno nos pênaltis.

No returno, o Horizonte foi o segundo na fase classificatória, ficando apenas atrás do Ferroviário. E nas semifinais, o Ceará surgiu em seu caminho. Comandado por Ageu dos Santos, o time tinha muitos jogadores habilidosos, sempre com boas participações no futebol cearense, como Stênio (hoje auxiliar técnico do clube), Eusébio (atualmente no Ceará), Gilmak, Puxa, Raul, Piva, Leo Jaime e Jefferson e Júnior Cearense (ambos ainda atuando pelo Horizonte).

E com essa equipe o Horizonte aprontou uma zebra, eliminando o Ceará na semifinal e decidindo um turno logo em sua estreia na elite do futebol cearense. Na decisão, o Galo do Tabuleiro foi novamente derrotado nos pênaltis pelo Fortaleza. Mas a excelente campanha do Estadual valeu uma vaga na Serie C no segundo semestre.

Superioridade
O Horizonte eliminou o Ceará em dois jogos no Castelão. A primeira partida no dia 5 de Abril, equilibrada, foi 1 a 1, com Ademar abrindo o placar para o Ceará e Raul igualando para o Horizonte. No segundo jogo, a superioridade do Horizonte foi latente. O time abriu uma vantagem de dois gols no primeiro tempo, e no segundo chegou a estar vencendo por 4 a 1. No final, 5 a 3, para o estreante abusado do Estadual.

Pelo Ceará só Michel estava em campo do elenco atual e o técnico era Dimas Filgueiras. O Ceará tinha jogadores como Chicão, Arlindo Maracanã, Juranilson, Thiago Almeida e Cleisson; Vavá e Luís Carlos.

O time base de cada um. Horizonte: Jéfferson; Izaquiel, Da Silva, Puxa, e Eusébio; Reginaldo, Piva, Raul e Júnior Cearense; Stênio e Léo Jaime.

Ceará: Genivaldo; Marcelinho, Bruno Lourenço, Rafael Lima e Ademar; Chicão, Michel, Thiago Almeida e Cleisson; Vavá (Juranilson) e Luís Carlos.

VLADIMIR MARQUESREPÓRTER
 
Fonte: Caderno Jogada do Diário do Nordeste


Segundo jornal, Copa de 2014 terá 98,5% de verbas públicas

'Folha de S. Paulo' publica estudo do Tribunal de Contas da União sobre investimento de R$ 23 bilhões para organização do Mundial no Brasil

FONTE: Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
Projeto do novo estádio da Fonte Nova (Foto: Reprodução site oficial da Fifa) 
Projeto do novo estádio da Fonte Nova: 171% mais caro que o previsto (Foto: Divulgação)
De acordo com reportagem do jornal "Folha de S. Paulo" neste domingo, um estudo do Tribunal de Contas da União (TCU) aponta que 98,5% dos R$ 23 bilhões que serão investidos para a organização da Copa do Mundo de 2014 sairão de verbas públicas.
Os bancos governamentais Caixa Econômica Federal e Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e a Infraero, estatal que administra os aeroportos do país, seriam responsáveis por R$ 16,5 bilhões do investimento.
Segundo a "Folha", o levantamento do TCU diz que a iniciativa privada entrará com apenas R$ 336 milhões, ou 1,44% do total que deverá ser gasto para a realização da Copa. Este dinheiro seria investido pelos clubes que terão estádios no Mundial, como Internacional (Beira-Rio), Atlético-PR (Arena da Baixada) e Corinthians (projeto do Fielzão para a abertura).
Já o jornal "O Globo" mostra que o orçamento para a construção de estádios subiu 57,6% de acordo com previsão do ano passado. O diário diz que o país deverá gastar R$ 4,1 bilhões para ter as arenas, quando o plano anterior era R$ 2,6 bilhões.
O estádio com gasto proporcionalmente maior é o da Fonte Nova, na Bahia, que passou de R$ 591,7 milhões para R$ 1,6 bilhão (171% de aumento), de acordo com números divulgados pelo TCU.



27/02/2011 08h05 - Atualizado em 27/02/2011 08h05

Caçula da sub-17, Andrigo chega aos 16 com status de uma futura estrela

Com empresário, patrocinador e novela de renovação no currículo, jovem colorado garante ter acertado ao recusar Barcelona e Manchester United

Por Victor Canedo Direto de Teresópolis, RJ
A carência de meias não foi o maior motivo para o técnico Emerson Ávila ter ido buscar no Internacional uma revelação nascida em 1995 para a Seleção Brasileira sub-17. Andrigo Oliveira de Araujo, que completa 16 anos neste domingo e é o caçula do grupo que se prepara na Granja Comary para o Sul-Americano da categoria, é considerado diferenciado. Se confirmará as expectativas e se tornará um projeto de craque, uma futura estrela, só o tempo irá dizer. Mas status ele já tem. E o ganhou na bola.
Seleção Sub 17 (Foto: Divulgação / Marcelo de Jesus)Algumas espinhas, nenhuma barba: Andrigo é um adolescente bom de bola (Foto: Marcelo de Jesus)
Andrigo é o maior destaque da categoria do Inter nos últimos anos. Artilheiro de competições pelo Colorado no Brasil e Europa, o meia-atacante despertou o interesse de Manchester United e Barcelona. O clube espanhol, inclusive, chegou a oferecer um período de intercâmbio aos brasileiros. A proposta foi rejeitada, digamos, por precaução.
Andrigo seleção sub-17 (Foto: Divulgação) 
Andrigo com o cabelo que lhe rendeu comparações
Foi esse o tratamento que o Inter adotou sobre Andrigo. Tudo para conseguir, na próxima segunda-feira, assinar o primeiro contrato profissional com os seus pais, em Porto Alegre, e com o próprio jogador em seguida, na Granja Comary. Agora, ele não sai do Brasil antes dos 18.
– O jogador tem que estar pronto para ir para fora e tem que estar no lugar onde se sinta bem. Como eu estava há muitos anos no Inter, e respeito muito o clube, resolvi ficar. Foi uma novela, mas deu certo, já fiz o meu contrato. Fico até os 18 com opção para renovar até os 21. Só não sei se vão dar o bote antes disso (risos) – disse o jovem.
E olha que Andrigo não era tão fã de futebol na - recente - infância. Aprendeu a gostar através do pai (ex-jogador amador) e do irmão (também na base do Inter). O tempo passou e o adolescente terminou o ano de 2009 com empresário - Cleber Desidério, do Grupo Sonda, cuida da sua carreira - e contrato de patrocínio com a Nike.
Fã-clube de ‘andriguetes’
 A fama também o perseguiu de forma assustadora. Seu perfil no Facebook já tem quase 800 amigos e, no Twitter, conta com praticamente 3.000 seguidores. E foi justamente na ferramenta digital onde conheceu as “Andriguetes”, fã-clube formado por garotas que o admiram, a imensa maioria do Rio Grande do Sul - ele é natural de Estrela, cidade com 30 mil habitantes e a 113 quilômetros de Porto Alegre. Também costuma curtir as férias no litoral, em Capão da Canoa. Em Teresópolis, onde se prepara para o Sul-Americano sub-17, é questão de tempo até surgirem novas fãs.
– Quando descemos para treinar já tinham umas garotas gritando o meu nome e do Marlon (Bica). Temos que saber diferenciá-las das “marias-chuteiras” – brincou.
Andrigo pode ser o caçula do grupo, mas diz “tirar-onda” com a música. Fã de sertanejo, pop rock e hip hop, foi comparado a Justin Bieber, jovem astro americano entre as meninas, por conta do seu antigo corte de cabelo. Ele tem seu estilo próprio: toca violão e tudo (veja acima e ouça suas cinco músicas favoritas). Mas, por enquanto, continuará sendo o caçula.
Andrigo Sub-17 Inter (Foto: Reprodução)Violão: outra especialidade sua (Foto: Reprodução)
– Ao menos vou me igualar aos outros e poder falar que também tenho 16. Torço para não me colocarem nenhum apelido. Temos duas semanas até viajar... – disse o jogador de 1,68m.
Inicialmente reserva, quem sabe até lá Andrigo não surpreenda mais uma vez.
– Procuro em um meia a condição de jogo, inteligência, alguém que possa fazer a diferença. Ele se inclui nisso e faz parte de um excelente trabalho feito pelo Internacional. Tenho certeza de que vai nos ajudar bastante nessa trajetória – afirmou o treinador Emerson Ávila.
Muito provavelmente este será um de seus pedidos ao assoprar as velas do bolo.
Seleção Sub 17 (Foto: Divulgação / Marcelo de Jesus) 
Caçula do grupo, Andrigo recebe o carinho dos companheiros na Granja Comary (Foto: Marcelo de Jesus)

sábado, 26 de fevereiro de 2011


Ex-árbitro de futebol Oscar Roberto  Godói recebe alta e deixa o hospital

Ele, que foi baleado em São Paulo durante tentativa de assalto na noite do último dia 16, saiu da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) na segunda

FONTE: Por GLOBOESPORTE.COMSão Paulo
Godói (Foto: Agência Estado)Oscar Roberto Godói deixa o hospital. Ex-árbitro foi
baleado em São Paulo (Foto: Agência Estado)
O ex-árbitro de futebol e jornalista Oscar Roberto Godói, que foi baleado em São Paulo durante tentativa de assalto na noite do último dia 16, recebeu alta, neste sábado, do Hospital das Clínicas, na capital paulista. Ele havia deixado a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) na segunda-feira.
O ex-árbitro, de 55 anos, foi atacado quando chegava para um jantar no apartamento de um amigo. Ele havia acabado de estacionar o carro, um Honda Civic preto, na Rua Diana. Em seguida, deixou o veículo e caminhava em direção à portaria do edifício, quando foi abordado pelo criminoso. Imagens gravadas pelas câmeras de segurança do prédio, que estão com a polícia, mostram o suspeito passar pela portaria antes de anunciar o assalto a Godói.

Segundo as cenas e o relato da testemunha, o criminoso chegou a conversar com a vítima. Em seguida, os dois entraram em luta corporal e o ex-juiz foi baleado. O criminoso fugiu.

Futuro de Adriano no Roma depende  dos exames de domingo, diz jornal

‘Corrierre dello Sport’ aponta que grupo bancário Unicredit, proprietário do clube, está pressionando pelo término do contrato com o atacante brasileiro

FONTE: Por Agência de notíciasRoma
Adriano desembarca em Roma (Foto: Sky)Adriano desembarca na capital italiana: exames
médicos de domingo serão conclusivos (Foto: Sky)
O futuro do atacante Adriano no Roma depende dos exames médicos previstos para este domingo na sede esportiva do clube italiano, depois de o jogador passar um mês se recuperando de uma lesão no ombro direito sofrida em janeiro, informa neste sábado o diário "Corriere dello Sport".
Segundo o jornal, o grupo bancário Unicredit, que no ano passado pagou dívidas da companhia petrolífera proprietária do clube, está pressionando pelo término do contrato com o brasileiro, que chegou à equipe italiana em junho de 2010.
– Esperamos a visita médica, depois decidiremos – indicou uma fonte do clube romano citada pelo jornal esportivo.
Os responsáveis do Roma querem saber com os exames se Adriano irá precisar de outros 30 ou 40 dias de recuperação antes de voltar a treinar com o elenco. O atacante sofreu a contusão no dia 19 de janeiro, durante partida entre Roma e Lazio, pela Copa da Itália. Ele passou por cirurgia e foi liberado pelo clube para tirar alguns dias de folga no Brasil.
Adriano deveria ter se apresentado no domingo passado, mas prolongou sua estada no Rio de Janeiro e só pegou voo de volta na última quarta-feira. Durante os dias que ficou na cidade, o jogador se envolveu em polêmica por ter se recusado a fazer o teste do bafômetro quando parado no trânsito pela blitz da Lei Seca.
A imprensa italiana cita também declarações do representante de Adriano, Gilmar Rinaldi, que nega qualquer proposta de outros clubes para comprar o jogador. Atuar novamente no Flamengo, a partir de junho, é o grande objetivo do Imperador.
– É sempre a mesma coisa, não há verdade nesses boatos. Adriano tem contrato de dois anos e vai cumpri-lo – afirmou Rinaldi.



sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

SEIS POR MEIA DÚZIA

Clique para Ampliar

Decisão: a FCF modificou a data de 14 jogos em decorrência do calendário
FOTO: KIKO SILVA
Clique para Ampliar
FAC-Símile: na edição de 10 de fevereiro, o Diário do Nordeste antecipou a polêmica sobre os jogos no sábado de Carnaval
Clique para Ampliar
Clique para Ampliar


Federação desmarca a final do 1º turno no sábado de Carnaval, mas agenda três jogos para a inconveniente data
Não teve jeito. Terá jogo do Campeonato Cearense no sábado de Carnaval. E não apenas um, como era prevista a final do turno, mas três, antecipados da 10ª rodada do returno Os jogos Fortaleza x Crato, Horizonte x Itapipoca e Tiradentes e Ceará serão realizados na inconveniente data.

A decisão controversa foi divulgada pela Federação Cearense de Futebol (FCF), após Ceará, Fortaleza e Horizonte avançarem na Copa do Brasil. A classificação do Vovô sem necessidade do jogo de volta no dia 2, quarta-feira, possibilitou a FCF antecipar a final do 1º turno do sábado de Carnaval para a data. A decisão do turno será às 21h50, no Castelão.

O presidente da FCF, Mauro Carmélio, justificou a medida. "A 10ª rodada estava marcada na data reservada para a Copa do Brasil. Como esse ganho do Ceará no dia 2, encaixamos a final do turno nessa data como queriam os clubes e a 10ª rodada foi antecipada para o dia 5. Isso deixa liberdade para nossos três representantes jogarem as oitavas de finais, caso cheguem lá", esclareceu o dirigente.

Outras modificações
Além dos jogos do sábado de Carnaval, outros 11 tiveram alterações em data, horário ou local. E Carmélio alertou que novas alterações podem ocorrer. "Há necessidade de haver um ou dois remanejamentos, devido a duas datas compatíveis com a Copa do Brasil, caso os clubes cearenses avancem".

O secretário geral da entidade, Marcos Augusto, criticou a fórmula do campeonato aprovada pelos clubes. "Quando aprovaram essa horrorosa fórmula, sabiam que iam acontecer problemas. No ano passado, teve jogo antecipado e jogos na terça, quinta e domingo. Não podemos fazer mágica em adequar 28 datas nas 23 disponíveis. Temos que aproveitar as datas que aparecerem. Apresentamos quarto fórmulas, com 22 datas, mas só Maranguape e Ceará aceitaram. Os outros dez aprovaram esse Estadual longo".

Carmélio esclareceu que neste ano o período dos Estaduais é menor que 2010, ano de exceção pela disputa da Copa do Mundo. "Ano passado tivemos facilidade de um período de Copa, e a CBF nos deu mais condições de datas. Além dos nossos clubes sendo eliminados cedo na Copa do Brasil. Mas este ano o calendário está apertado e só não mudamos a fórmula do campeonato devido ao estatuto do torcedor, que não permite a mudança em dois anos", lembra.

Veto
Mas a Federação garantiu que a fórmula atual do Campeonato Cearense, e até o número de clubes participantes estão com os dias contados. A ideia da entidade é não aprovar mais fórmulas com mais datas que a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) dispõe para os Estaduais. "Em setembro começaremos a trabalhar o Estadual de 2012. E não aceitaremos nenhuma fórmula que ultrapassem as datas dos estaduais reservadas pela CBF. Está em estudo até reduzir o número de clubes de 12 para 10 para 2013. Mostrarei aos filiados sobre a inviabilidade de se jogar um campeonato com 12 participantes. Tecnicamente e financeiramente seria um avanço um certame com menos clubes. A segunda divisão cresceria", adiantou Augusto.

Garantia
Sobre os três jogos marcados para o sábado de Carnaval, Marcos lembrou que a Polícia Militar vetou apenas a realização de grandes jogos. "A PM nos fez a solicitação para não fazer a final do turno no dia 5. Como o ofício se referia a apenas um jogo grande, marcamos os outros jogos. Coincidiu com o que a Policia queria, não há nenhum problema", assegurou o dirigente .

DESAPROVAÇÃODirigentes estão na bronca com decisão da Federação
A decisão da antecipação de três partidas da 10ª rodada do Campeonato Cearense para o sábado de Carnaval não foi bem aceita por alguns dos dirigentes das equipes que irão enfrentar Fortaleza, Ceará e Horizonte.

Para o presidente do Crato, Antônio Manoel Alves, sua equipe será lesada por conta de tal modificação. "Com a alteração, temos dois jogos em um intervalo de cinco dias na Capital. E não temos condições de ficar hospedados nesse período. As despesas são grandes".

De acordo com Antônio, o clube encaminhará um comunicado a Federação pedindo para que a alteração das datas das partidas não aconteça.

Já o presidente do Itapipoca, Eldir Assunção não vê problemas na alteração da tabela de jogos. "O Regimento Geral de Competições prevê que a Federação pode modificar as datas dos jogos quando for necessário. Então, nós compreendemos a justificativa deles e não apresentamos nenhum tipo de divergência", frisou Assunção.

Desconhecimento
De acordo com o dirigente do Tiradentes, sub-tenente Fernandes - que até à noite de ontem ainda não tinha conhecimento sobre a modificação, "a Federação não pode ficar modificando partidas que só acontecerão daqui a um mês, partindo de suposições. Tem que chamar os dirigentes, ver a situação das equipes", disse Fernandes. Assim como o presidente do Tigre da PM, o mandatário do Horizonte, Paulo Wágner foi pego de surpresa e não sabia da alteração. Ele ainda deve avaliar o assunto.

O gerente de futebol do Ceará, Fred Gomes criticou a ação da FCF. "A Federação já sabe o cronograma da CBF. Ela não pode contar com a eliminação ou classificações antecipadas dos clubes em competições nacionais para adequar a tabela do Estadual. Antecipar jogos do returno no sábado de Carnaval é apagar o acerto sobre a decisão do turno. Essa medida é errada. Com três jogos simultâneos, incluindo um do Ceará e outro do Fortaleza, temo pela segurança na Capital", comentou.

O presidente do Fortaleza, Paulo Arthur, disse que entendia a posição da Federação, no sentido de não ter muitas datas disponíveis para os jogos. "Não vou dizer que seria o ideal jogar no sábado de Carnaval, mas a FCF não dispõe de datas. Nossa torcida deve comparecer, porque é no Pici e fica perto de todo mundo", disse ele.

Torcedores do Fortaleza comentam  jogo no sábado de carnaval



PREOCUPAÇÃOPolícia teme choque entre torcidas na Capital
Dos 14 jogos que sofreram alterações, três foram transferidos para o sábado de Carnaval, dia 05/03, e os confrontos serão na Região Metropolitana de Fortaleza. Para preocupação da Polícia, que já temia a decisão do Estadual nesta data, Fortaleza e Ceará jogam na Capital e no mesmo horário.

Para o major George Benício, comandante da Companhia de Policiamento de Eventos, "não há condições de acontecerem as partidas. "Quase todo efetivo estará no Interior - para a operação Carnaval. Dificilmente haverá jogo, uma vez que já pedimos a alteração da data da final do turno por esse problema", disse o major. "Antes era um jogo, agora são três. Independente de quem estivesse na final, não teria como garantir a segurança da partida, agora colocam Fortaleza e Ceará no mesmo dia, não tem condições", completou.

VLADIMIR MARQUESREPÓRTER



FONTE:Caderno Jogada do Diário do Nordeste

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Justiça determina que São Paulo tem 24h para devolver Taça das Bolinhas

Juiz Gustavo Quintanilha de Menezes determina que a Caixa Econômica deve guardar o troféu até que haja uma decisão final sobre o caso

FONTE: Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro

Rogério Ceni, Juvenal Juvêncio e Zetti com a Taça das Bolinhas (Foto: Julyana Travaglia / Globoesporte.com) 
Ceni, Juvenal Juvêncio e Zetti com a Taça das Bolinhas(Foto: Julyana Travaglia/Globoesporte.com)
O São Paulo tem 24 horas para devolver a Taça das Bolinhas à Caixa Econômica Federal. É o que determinou o juiz Gustavo Quintanilha Telles de Menezes, da 50ª Vara Cível do Rio de Janeiro. A Justiça quer que o troféu fique com a Caixa Econômica Federal até que o caso tenha uma decisão final.
A medida cautelar é consequência de uma ação em que tem o Flamengo como autor e a CBF como ré. O clube carioca quer ficar com a posse definitiva da Taça das Bolinhas depois de ser declarado, assim como o Sport, campeão da Copa União de 1987.
A diretoria do São Paulo disse que não foi comunicada oficialmente sobre a decisão e avisou que vai continuar na luta para manter o troféu no Morumbi.
- Desconheço qualquer ação nesse sentido e sou eu que estou cuidando do caso. Se isso realmente aconteceu, haverá um conflito de interesses, ja que o São Paulo se julga com razão nessa questão - disse Kalil Rocha Abdalla, diretor juridico do Tricolor.
O dirigente são-paulino afirmou ainda que só depois que o clube paulista for notificado é que as 24 horas de prazo passam a contar. Até as 19h desta terça nada havia chegado ao Morumbi.
Rafael de Piro, diretor jurídico do Flamengo, alertou que o São Paulo pode ser punido caso não acate a determinação da Justiça.
- Se o São Paulo deliberadamente descumprir a decisão, a Justiça pode expedir um mandado de busca e apreensão da Taça das Bolinhas. Além de ser envolvido em um processo criminal, o São Paulo pode receber uma multa a ser definida pelo Juiz - disse Rafael de Piro.
Nesta segunda-feira, a Confederação Brasileira de Futebol aceitou o pedido do Fla de declarar os dois clubes campões depois de analisar um estudo do Rubro-Negro carioca mostrando que a decisão da Justiça sobre a competição de 1987 não impediria que mais de uma agremiação fosse declarada vencedora.
No dia 14 deste mês, a Caixa Econômica entregou a taça ao São Paulo dando como justificativa à decisão anterior da CBF de não considerar o Flamengo campeão em 1987. Com a mudança, o impasse se instalou.
Confira a decisão do juiz na íntegra (em negrito, trecho destacado pelo GLOBOESPORTE.COM) :
"Trata-se de medida cautelar inominada, proposta por CLUBE DE REGATAS DO FLAMENGO em face de CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE FUTEBOL - CBF, em que foi formulado pedido liminar para devolução do troféu alcunhado de ´Taça de Bolinhas´ ao requerente, abstendo-se de entregar o mesmo ao São Paulo Futebol Clube até a decisão final na ação principal. Argumenta o requerente que o Clube autor restou campeão em disputa desportiva ocorrida em 1987 - cercada de controvérsia no meio esportivo - pelo que faria jus ao recebimento do troféu cuja busca e apreensão ora pleiteia. Regularmente intimada, a ré CBF apresentou petição às fls. 22/23, argüindo sua ilegitimidade passiva, aduzindo que o troféu foi instituído pela Caixa Econômica Federal e que, por isso, deveria ser contra esta proposta a demanda, ou ainda contra o São Paulo Futebol Clube, outro pretendente ao título e ao mesmo troféu. Pede o Clube autor, às fls. 28/29, outras medidas executivas da liminar concedida às fls.16/17, no Plantão do Judiciário, que vedava a entrega do referido troféu ao São Paulo Futebol Clube. Há certidão a fl. 21 informando que a Confederação ré foi intimada da decisão liminar às 13h30 de 14 de fevereiro de 2011. É o relatório. Decido. A parte ré é legítima para figurar no pólo passivo, haja vista que, embora o troféu estivesse guardado na Caixa Econômica Federal, esta o entregou a quem foi indicado pela Confederação. O São Paulo Futebol Clube é terceiro, que poderá intervir nos autos como interessado, se desejar, não sendo, contudo, quem tomou a decisão de entrega. Destaco, inicialmente, há questão de alta relevância, não observada até o momento, qual seja, a vedação constante dos parágrafos do artigo 217 da Constituição da República: ´Art. 217. § 1º - O Poder Judiciário só admitirá ações relativas à disciplina e às competições desportivas após esgotarem-se as instâncias da justiça desportiva, regulada em lei. § 2º - A justiça desportiva terá o prazo máximo de sessenta dias, contados da instauração do processo, para proferir decisão final.´ No caso em exame, observo que o próprio requerente afirma expressamente à fl. 03, que há ´pretensão revisional deduzida pelo Clube de Regatas do Flamengo perante a via administrativa na CBF, que se quedara inerte até o presente momento´, logo ainda não ocorreu o esgotamento das instâncias da justiça desportiva. Em que pese a alegação de que a ré CBF ´quedou-se inerte´, tal fato necessita ser suficientemente comprovado nos autos, oportunizando-se à ré que esclareça se efetivamente o processo administrativo está parado e porque, para que somente se for reconhecida efetiva e indevida inércia, examinar-se o cabimento de decisão judicial sobre o tema. Por outro lado, que a questão tratada nos autos versa exclusivamente sobre a posse de troféu símbolo de vitória em campeonato desportivo, não havendo alegação ou informação sobre o risco iminente de perecimento de bem ou direito. Observe-se que por mais que se deva respeito ao sentimento de afeição dos torcedores por um time, compreenda-se o interesse da administração do Clube na exposição de seus troféus ou se aceite a estima que a comunidade desportiva tem pelos campeonatos e seus campeões, não há como se confundir o mero desejo de uma rápida solução, com o instituto jurídico do risco de dano irreparável ou de difícil reparação - no latim ´periculum in mora´ - imprescindível para prolação de um provimento jurisdicional sem o prévio e pleno exercício dos direitos constitucionais ao contraditório e à ampla defesa. Sem risco grave de lesão irreversível a bem ou direito, não deve a Justiça se pronunciar sem ouvir a outra parte, menos ainda quando não há nos autos prova cabal do esgotamento da discussão na justiça desportiva ou de sua mora injustificável. Quando e se a Justiça Comum tiver que se manifestar sobre o caso, deve somente executar decisão de entrega do bem a um dos clubes, após a decisão final no processo judicial principal. Intervir em matéria desportiva, sem a observância do artigo 217 da Constituição da República é ato inconstitucional, que não pode ser praticado. Todavia, evidente que há que ser enfrentada, ainda, a questão relativa ao valor patrimonial e cultural da referida ´Taça de Bolinhas´, haja vista o lamentável histórico nacional de desídia na guarda de troféu esportivo de elevado valor. Com efeito, considerando que a Caixa Econômica Federal foi o órgão instituidor do mencionado prêmio, bem como é instituição da mais alta segurança e credibilidade, havendo, ainda, notícia de ambas as partes (fl. 05 e 23) que tinha a mesma a guarda do troféu, a hipótese é de intimá-la para receber de volta a ´Taça de Bolinhas´ e não entregá-la a nenhum dos dois times, até que haja manifestação judicial definitiva. Quanto ao São Paulo Futebol Clube, que recebeu precipitadamente o troféu, antes de decisão definitiva das justiças desportiva e comum, deve restituí-lo à Caixa Econômica Federal, sob pena do mesmo ser buscado e apreendido, no fiel cumprimento desta decisão. A multa deverá ser executada ao final do processo, quando se decidirá sobre a ocorrência ou não de crime de desobediência. Posto isso, MANTENHO A DECISÃO LIMINAR e, considerando a notícia de que, apesar de intimada para não entregar o troféu ao São Paulo Futebol Clube, a Confederação Brasileira de Futebol optou por descumprir a decisão judicial, DETERMINO a intimação por oficial de justiça do São Paulo Futebol Clube, para entregar o troféu denominado ´TAÇA DE BOLINHAS´, no prazo de vinte e quatro horas, sob pena de crime de desobediência de seu Presidente, à Caixa Econômica Federal, na sede ou agência em que a taça estava guardada antes da entrega da mesma ao clube pela CBF, devendo o troféu permanecer sob a guarda da Caixa Econômica Federal até o trânsito em julgado do processo principal. Intime-se por oficial de justiça, outrossim, a Caixa Econômica Federal, para receber e guardar o troféu, nas mesmas condições anteriores. Expeça-se precatória para cumprimento desta decisão, com a intimação pessoal por oficial de justiça do Presidente do São Paulo Futebol Clube, devendo a deprecada aguardar no juízo deprecado o decurso do prazo e, certificado pelo juízo deprecado o não cumprimento do prazo de vinte e quatro horas, expeça-se, sem necessidade de nova intimação, na mesma deprecada, mandado de busca e apreensão. Providencie o requerente os endereços do São Paulo Futebol Clube e da sede ou agência da Caixa Econômica Federal onde deverá ser recebido o troféu, recolhendo as custas para a carta precatória, bem como colaborando com a viabilização da entrega do bem em segurança, à Caixa Econômica Federal. Comprove o requerente a propositura da ação principal no prazo legal, bem como o andamento do processo na justiça desportiva".

CBF confirma Brasil x Holanda em Goiânia no dia 4 de junho

Amistoso será o último compromisso da Seleção antes da Copa América

FONTE: Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro

de jong holanda robinho brasil (Foto: agência Getty Images) 
Robinho contra De Jong no jogo da última Copa: vitória holandesa por 2 a 1 (Foto: Getty Images)
A CBF confirmou nesta terça-feira, em seu site oficial, que a Seleção Brasileira enfrentará a Holanda no estádio Serra Dourada, em Goiânia, no dia 4 de junho. A partida será a última do time de Mano Menezes antes da estreia na Copa América.
A confirmação foi feita após um encontro entre o presidente da CBF, Ricardo Teixeira, e o governador de Goiás, Marconi Perillo, em Brasília. Esta será a segunda vez que o Brasil enfrenta a Holanda em Goiânia: em 8 de junho de 1999, a Seleção venceu por 3 a 1 com gols de Amoroso (dois) e Leonardo.
A equipe de Mano entrou em campo apenas uma vez em 2011: derrota de 1 a 0 para a França, no último dia 9. Em 27 de março, a Seleção pega a Escócia em Londres. Depois do confronto com a Holanda, o Brasil estreia na Copa América, na Argentina, contra a Venezuela no dia 3 de julho.
Atual vice-campeã do mundo, a Laranja está invicta desde a derrota para a Espanha na prorrogação da final da Copa: 1 a 1 com Ucrânia, 5 a 0 sobre San Marino, 2 a 1 na Finlândia, 1 a 0 contra Moldávia, 4 a 1 na Suécia, 1 a 0 contra a Turquia e 3 a 1 sobre a Áustria. Antes de pegar o Brasil, a Holanda enfrenta a Hungria duas vezes pelas eliminatórias da Eurocopa de 2012 (25 e 29 de março).
Em sua campanha na África do Sul, a seleção holandesa eliminou os brasileiros nas quartas de final: 2 a 1, de virada, em partida realizada em Port Elizabeth.

Ganso diz a rádio que faltam detalhes para renovar contrato com o Santos

Meia, que não joga há quase 6 meses, confirma conversa com Leonardo, técnico do Inter de Milão, mas diz que quer jogar mais 1 ou 2 anos no Brasil

FONTE: Por GLOBOESPORTE.COM Santos, SP

ganso santos treino (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com) 
Ganso quer voltar a jogar em alto nível logo (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)
Afastado dos gramados há quase seis meses, Paulo Henrique Ganso não esconde a sua ansiedade para voltar a jogar e quando o assunto passa a ser os rumores de que irá para o Corinthians e até para a Inter de Milão, ele rechaça e revela que a renovação de seu contrato com o Santos está perto de ser acertado. Ganso estaria querendo que seu salário seja equiparado ao das estrelas do clube, Neymar e Elano, que ganham o triplo. Em entrevista à Rádio Globo de São Paulo, nesta terça-feira, o jogador respondeu a várias perguntas e não tirou o pé das "divididas".
Sobre o joelho operado, ele afirma que a recuperação está bem próxima:
- O joelho já está bom, já dá para dividir a bola, fazer gols e dar alegrias para a torcida. Falta agora só o posicionamento dos médicos para eu voltar a jogar. Falta pouca coisa, passados quase seis meses, estão faltando apenas detalhes para finalizar a recuperação. Estou muito confiante, por mim já estaria jogando, não vejo a hora de retornar aos gramados. Não vou dar uma data certa, porque eu estava esperando jogar na segunda rodada da Libertadores, mas não vai dar. A data certa são os médicos que vão decidir, por mim eu já reestrearia em qualquer próximo jogo.
O meia demonstra disposição de voltar a jogar já na ponta dos cascos:
- Espero voltar em alto nível, a readaptação virá em treino. Lógico que treino é diferente de jogo, mas quero usar os treinamentos para ficar no mais alto nível possível e, quando voltar a jogar, retornar com aquele belo futebol novamente.

Ganso tem contrato com o Santos até 2015, mas considera que precisa ser valorizado. Segundo ele, falta pouco para a reforma do compromisso com o clube.
- O Luiz Álvaro (presidente do Santos) veio conversar comigo pessoalmente e deixei claro que desejo fazer a renovação para melhorar o contrato em todos os sentidos, tanto para mim como para o Santos, e vamos chegar a um acordo. Por mim essa novela já teria terminado com um capítulo muito bom. Falta sentar, negociar e acertar, e já está muito próximo disso. Em mais uma reunião a gente acerta tudo - relatou.
O Santos vai ficar sempre no meu coração, só quero melhorar as minhas condições de trabalho"
Paulo Henrique Ganso
Ele nega que tenha ficado insatisfeito com o clube:
- Não era insatisfação. Eu queria melhorar meu contrato, como estamos fazendo agora. O Santos vai ficar sempre no meu coração, só quero melhorar as minhas condições de trabalho.
E reafirmou sua amizade com Neymar, jogando para longe as informações de que estaria com relações estremecidas com o atacante:
- Nunca teve problema, o meu relacionamento com ele é excelente, de irmão. O fato de ele ganhar mais e eu menos não tem nada a ver, ele tem o contrato dele e estou tentando melhorar o meu também.
O meia rechaçou também a possibilidade de jogar no Corinthians e disse que não teve qualquer contato com o clube do Parque São Jorge, dizendo ter sido apenas especulação e que ficou sabendo de tudo apenas pela imprensa:
- É complicado responder a uma pergunta dessa. Meu coração e meu pensamento estão voltados para o Santos. É muito difícil eu jogar no Corinthians por agora. Eu tenho paixão pelo Santos e hoje não sairia para jogar no Corinthians.
No entanto, Ganso admitiu que se assustou com as informações de que Ronaldo poderia ajudar o Timão a contratá-lo, mas reconheceu que isso o ajudou:
- Eu me assustei um pouco, porque não se pode duvidar do Ronaldo, um cara que tem muita influência no futebol, ele aumentou muito a mídia no Corinthians. Isso não acelerou a minha renovação com o Santos, mas é lógico que me ajudou um pouco, porque a diretoria do Santos me procurou um pouco mais cedo.
Papo com Leonardo
O jogador santista revelou ainda o que tem conversado com Leonardo, técnico do Inter de Milão:
- Já conversei com ele por telefone, e ele me passa muitas dicas, como jogar melhor, me passa conselhos bons, sobre algumas qualidades que preciso melhorar, e eu sei disso. Nessas vezes ele me deu essas dicas que vou procurando aprender, já que ele é um cara bem vivido no futebol. Ele me fala sobre posicionamento no campo e coisas extra-campo, como não é bom estar em polêmica, algo bem simples que existe no futebol. Ele é um amigo que está me ajudando.
Perguntado se Leonardo está querendo contar com ele no time italiano, Ganso respondeu:
- Isso ainda não falou, ele não quer me forçar a nada, só quer me ajudar. Lógico que jogar no futebol italinao seria bom, jogar no atual campeão mundial. Como seria bom jogar na Espanha, na Inglaterra, nos melhores times da Europa, mas é o que eu sempre digo, se eu tiver de sair que seja naturalmente, sem forçar nada, sem brigar.
Ganso confirmou que pretende ficar mais um ou dois anos mais no Brasil, mas acrescenta que não pode prever nada ("posso ficar até quatro ou cinco anos). Já sobre o encontro com o ex-presidente do Santos Marcelo Teixeira, o jogador explicou que não quis causar polêmica:
- Foi um visita apenas para pedir uma bolsa de estudos para o meu sogro. Não era para dar tanto problema, nada para deixar a diretoria atual do Santos irritada, pelo contrário, foi amigavelmente mesmo.
Por fim, Ganso elegeu o mehor time e o melhor jogador do país na atualidade.
- Gostei de ver o Fluminense jogar, apesar de ter saído da final da Taça Guanabara, para mim ainda é o melhor. E o melhor jogador é o Neymar, que além de amigo é um grande jogador. O
Ganso ainda está voltando - finalizou a entrevista, aos risos.

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Ney Franco diz que Neymar é muito comportado, apesar da má fama

Treinador diz que recomendou o santista e Lucas à Seleção principal e que, por isso mesmo, não teme ficar sem eles para a disputa do Mundial sub-20

FONTE: Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro

ney franco bem amigos (Foto: Reprodução/Sportv) 
Ney Franco elogiou o comportamento de Neymar e a personalidade de Lucas (Foto: Reprodução/Sportv)
Aprovados no ‘vestibular’ da Seleção Brasileira Sub-20, Neymar e Lucas estão cheios de moral com o técnico Ney Franco. E esse pode ser o primeiro passo para se firmarem na Seleção principal. O treinador, nesta segunda-feira, rasgou elogios à dupla e revelou que os indicou a Mano Menezes.
Nem mesmo o fato da proximidade entre o Mundial Sub-20 e a Copa América assustam Ney Franco, que não teme perder os jogadores para a disputa da principal competição categoria, em agosto, na Colômbia, e salienta que a prioridade será sempre do time principal.
- O Mundial (Sub-20) é uma data Fifa. Primeiro, a gente vai definir com o Mano Menezes, que vai escolher os jogadores para a Copa América. Conversamos muito. Ele teve uma participação efetiva. Eu já passei nomes para ele.– disse o treinador, em entrevista ao programa ‘Bem, Amigos’, do SporTV.
Após quase dois meses de convivência com Neymar, Ney Franco disse não ter nada a reclamar a respeito do temperamento do jovem atacante do Santos. Pelo contrário. O treinador da Seleção Brasileira Sub-20 é só elogios ao comportamento do atleta dentro, e fora de campo.
- Em relação ao Neymar, acho que as pessoas têm um conceito muito errado. Ele tem um perfil totalmente diferente do que é falado. Estivemos juntos por 50 dias. Ele teve uma infelicidade, que foi aquele episódio com o Dorival. Além de ser um bom jogador, um talento, ele tem um ótimo comportamento. É um jogador que define uma partida e tem um potencial enorme.
Neymar e Lucas comemoram o títulodo Brasil sub 20 (Foto: EFE) 
Neymar e Lucas foram os principais destaques brasileiros na conquista do Sul-Americano Sub-20 (Foto: EFE)
Se Neymar já é figurinha carimbada nas convocações de Mano Menezes, Lucas nunca teve uma oportunidade no time principal. Para Ney Franco, isso não será problema, uma vez que o meia do São Paulo não sentiu o peso da ‘amarelinha’.
- O Lucas dá opção ao treinador de mudar o time dentro do jogo. Ele pode ser o segundo atacante, um meia centralizado, um meia pela lateral ou até segundo volante. Ele joga em direção ao gol. O Lucas usa muito a força e finaliza muito bem. Taticamente, ele também é muito inteligente, vê o jogo. A capacidade de tomar decisões durante a partida é impressionante. Acho que o Lucas não sente a camisa – elogiou.
A Copa América deste ano será realizada na Argentina, em agosto. O Mundial Sub-20 acontece na Colômbia, no mês seguinte. O próximo amistoso do time principal será no dia 27 de março, em Londres, contra a Escócia. No dia 3, Mano Menezes divulgará a lista de convocados.

Para Zico, Bebeto e Andrade, foi feita justiça com o tetra do Fla em 1987

'Acabou a encheção de saco para a torcida e o clube', afirma o Galinho, que sempre se sentiu tetra. Bebeto cobra: 'Falta entregarem Taça das Bolinhas'

FONTE: Por Eduardo Peixoto e Márcio Mará Rio de Janeiro

Um deu o passe. O outro, chegou na frente do goleiro para tocar a bola no fundo das redes. O terceiro, líder daquele grupo, levantou a taça. Andrade, Bebeto e Zico, personagens principais do então tetra brasileiro de 1987 que o Flamengo conquistou ao derrotar o Internacional por 1 a 0 no Maracanã,  já se consideravam campeões. Mesmo assim, não esconderam a satisfação e o alívio com a decisão da CBF de tornar oficial o que já era comemorado nas arquibancadas e reconhecido pela imprensa. Agora, a preocupação é com o destino do troféu mais famoso dos últimos anos.
Para mim, não alterou em nada. Sempre me considerei tetracampeão"
Zico
- Quem oferece a taça tem que resolver isso. Engraçado é que, uma semana depois que a entregaram para o São Paulo, tomaram essa decisão. Para mim, não alterou em nada, sempre me considerei tetra, o título foi conquistado dentro de campo. Mas para o clube e para a torcida, foi bom, para parar com essa encheção de saco. O que lamento muito é a atitude feia do São Paulo de querer levar a taça no grito. Ninguém fala que o São Paulo não ganhou cinco títulos. Só que ganhou depois do Flamengo. E o Sport acabou levando o título de graça - lembrou Zico.
O regulamento da CBF estabelecia que o primeiro clube com cinco Brasileiros seria o dono definitivo da Taça das Bolinhas. Como o de 1987 não era reconhecido pela entidade, o troféu acabou sendo entregue ao clube paulista pela Caixa Econômica Federal. A história toda serviu de exemplo para Zico em suas palestras Brasil afora. Ele usava o fato de o clube campeão do módulo principal (chamado de verde) ser obrigado a decidir o Brasileiro com o campeão do módulo da Série B (chamado de amarelo) como história de português no futebol brasileiro.
bebeto andrade  zico 1987 flamengo (Foto: Agência Globo) 
Bebeto, Andrade e Zico: tetracampeões com o Flamengo em 1987 (Foto: Agência Globo)
- E isso foi feito mudando-se o regulamento. Depois, aquela farsa do Sport e Guarani nos pênaltis... Aquilo envergonhava a gente. Ganhamos o título no campo. Sofri bastante naquele período, me machuquei contra o Santa Cruz. Nos quatro últimos jogos, contra o Atlético-MG e o Inter, o joelho inchava no segundo tempo. No dia seguinte à decisão, fui parar na sala de cirurgia. Ganhamos dentro do campo jogando bola, o Brasil inteiro reconheceu - disse o Galinho, que era o capitão e grande líder da equipe e, mesmo sem estar 100% bem fisicamente, foi decisivo na reta final da competição..
Como a Caixa  foi entregar a taça para o
São Paulo?"
Bebeto
Quem fez o gol do título de 1987, no entanto, foi Bebeto, Ainda surpreso com a notícia - "É verdade mesmo, acabou essa novela chata?", repetia -, ele disse que soube da notícia ainda em casa, enquanto recebia a visita de Júnior Baiano, outro campeão brasileiro (em 1992) pelo Flamengo.
- Rapaz, eu sempre me considerava campeão... Só no Brasil acontece uma coisa dessas, onde já se viu? Aquele título foi conquistado no campo, e só quem estava naquele grupo sabe o sacrifício que tivemos de ganhar o campeonato. Agora, temos que comemorar bastante. Acho que o clube deveria fazer uma festa reunindo os campeões, sei lá, alguma coisa. Estou muito feliz. Só falta entregarem a Taça das Bolinhas para o Flamengo. Como é que a Caixa Econômica entregou-a para o São Paulo? - afirmou, num misto de felicidade e indignação, Bebeto.
time Flamengo campeão brasileiro 1987 (Foto: Sebastião Marinho / Ag. O Globo) 
No tetra brasileiro do Flamengo de 1987, cinco formaram base do Brasil tetra mundial em 1994: Leonardo, Jorginho, Bebeto e Zinho estão na foto. Aldair é o único ausente  (Foto: Sebastião Marinho / Ag. O Globo)
Antes de entrar para uma reunião, o agora deputado estadual, eufórico ao telefone, fez uma viagem no tempo para recordar-se dos grandes momentos da conquista. Bebeto.considera o Brasileiro de 1987 um dos títulos mais importantes de sua carreira. Naquele tetra do Flamengo, lembrou bem o ex-jogador, havia cinco jogadores que mais tarde ajudariam o Brasil a conquistar o tão sonhado tetracampeonato mundial.
- Jorginho, Aldair, Leonardo, Zinho e eu estávamos naquele time. Quer mais? Ainda tinha o Zé Carlos, o Leandro, o Renato, que vivia fase maravilhosa, e o Zico, meu ídolo. Foi muito importante conquistar um Brasileiro jogando com ele. Lembro muito bem que foi do Zico que recebi o primeiro abraço que recebi assim que o juiz apitou o fim de jogo. Foi muito emocionante. Jamais vou me esquecer disso. Ganhar um título desses pelo Flamengo do lado do Zico foi demais pra mim.
Eles tiveram
bom senso e reconheceram o sacrifício de uma geração vitoriosa"
Andrade
Os duelos contra o Atlético-MG foram considerados por muitos como mais emocinantes até do que os das finais contra o Colorado. Mas para Bebeto, os jogos contra o Inter no Beira-Rio e no Maracanã foram mais especiais.
- Olha, eu fiz gols nas duas partidas, no empate lá - 1 a 1 - e na vitória por 1 a 0. Lá eu marquei de cabeça. No Rio, foi aquele lançamento lindo do Andrade. Não foi fácil chegar na frente do Taffarel para tocar na bola. Choveu naquele dia. Mas um dos momentos mais especiais foi a bicicleta que eu dei no Beira-Rio. Foi no travessão. Se aquela bola entra...
Autor do passe para o gol decisivo de Bebeto, o hexacampeão Andrade - foi penta como jogador,  ganhando quatro pelo Flamengo e um pelo Vasco, e campeão como técnico, pelo Rubro-Negro, recentemente, em 2009 - também ficou feliz com a decisão tomada pela CBF.
- Tiveram bom senso e reconheceram todos os sacrifícios de uma geração vitoriosa. Nunca tive dúvidas de que o Flamengo foi o campeão de 1987. Mas não sei por que reconheceram só agora, uma semana depois de entregarem a Taça de Bolinhas ao São Paulo.

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Líder Ceará empata com Guarany. Horizonte fica com a quarta vaga

Fortaleza, já classificado, goleia Icasa. Guarani, em terceiro, vence Itapipoca

FONTE: Por GLOBOESPORTE.COM Fortaleza

O Ceará, em primeiro lugar e já classificado para as semifinais do Campeonato Cearense, só cumpriu tabela contra o Guarany, de Sobral, fora de casa neste domingo. Pior para o adversário que, com o empate por 2 a 2, perdeu a vaga na próxima fase da competição, pois foi ultrapassado pelo Horizonte, que ficou com o quarto lugar. Emerson e Diego Cearense marcaram para o Guarany, enquanto Marcelo Nicácio e Washington fizeram para o Ceará.
O Fortaleza, segundo colocado e também garantido nas semifinais, goleou o Icasa por 5 a 1, no Castelão. Gilmack abriu o placar para o dono da casa, aos 11 minutos do primeiro tempo. O visitante até empatou com Marciano, aos 41, mas no segundo tempo Régis, Bismarck, Tatu e Reginaldo Júnior construíram a goleada.
O Guarani, de Juazeiro, ficou com a terceira colocação. Já classificado, venceu o Itapipoca por 2 a 1, em casa. Emerson e Diego Cearense fizeram os gols do anfitrião, e Pantera descontou para o visitante. O Horizonte garantiu a quarta vaga ao golear o Ferroviário por 5 a 2 fora de casa. Elanardo, Jack Chan, Siloé, Júnior Cearense e Régis marcaram para o Horizonte. Cairo e Juranilson descontaram para o Ferroviário.
Confira os resultados.
Fortaleza 5 x 1 Icasa
Ferroviário 2 x 5 Horizonte
Guarany de Sobral 2 x 2 Ceará
Guarani de Juazeiro 2 x 1 Itapipoca
Tiradentes 5 x 1 Limoeiro
Quixadá 3 x 2 Crato

Vasco sonha com a contratação de Diego Souza, reserva no Galo

Clube busca um meia de renome para reforçar o elenco. Diretoria atleticana nega possibilidade de o jogador se transferir para São Januário

FONTE: Por Fred Huber Rio de Janeiro

diego souza atlético-mg gol atlético-GO (Foto: Ueslei Marcelino / Agência Estado) 
Diego Souza em ação pelo Galo (Foto: Ueslei Marcelino / Agência Estado)
A diretoria do Vasco está se movimentando bastante para reforçar o elenco. A saída de Carlos Alberto abriu uma brecha no orçamento, e agora a intenção é trazer um meia de renome para a sua vaga. Muitas consultas já foram feitas, e agora o nome da vez é o de Diego Souza, que está na reserva no Atlético-MG.
Na Colina, o assunto é tratado com cautela, mas internamente existe o otimismo por um desfecho favorável. A empresa Traffic, que recentemente emprestou Leandro Chaparro ao clube, tem uma parte dos direitos de Diego Souza, que está com 25 anos.
- Não vou falar sobre hipóteses. Não queremos criar este tipo de expectativa na torcida - disse o diretor de futebol do Vasco, Rodrigo Caetano.
Eduardo Maluf, dirigente do Galo, negou com veemência a chance de o jogador, contratado na metade ano passado por cerca de R$ 7 milhões mas que neste ano não tem sido titular.
- Não tem nada disso. O Atlético não foi procurado por ninguém do Vasco. Não há essa possibilidade - garantiu Maluf.
Diego Souza foi revelado no Fluminense e teve passagens por Benfica, Flamengo, Grêmio e Palmeiras antes de chegar ao Atlético. Além disso, já defendeu a Seleção Brasileira. O meia foi eleito o craque do Brasileiro de 2009, quando defendia o Palmeiras.

domingo, 20 de fevereiro de 2011

PODE VIRAR LENDA

Clique para Ampliar

Superar a campanha de 1951 no Estadual - faltam quatro vitórias - é o objetivo de todos no Ceará em 2011
NORMANDO SÓRACLES/MISERIA.COM
Clique para Ampliar
Clique para Ampliar
20/2/2011
Dimas Filgueiras quer uma vitória contra o Guarany e aproximar-se da melhor campanha do Ceará em Estaduais

A melhor campanha do Estadual 2011 invicta do Ceará, com nove vitórias e um empate, já classificado em primeiro para as seminais é pouco para o técnico Dimas Filgueiras. Ele quer superar a campanha de 1951 do clube no Campeonato Cearense, quando o Ceará venceu 13 partidas e empatou uma, a melhor sequência do clube até então. A campanha de 2011 foi destacada com exclusividade pelo Jogada no último dia 11, como a melhor em 60 anos do clube em Estaduais, sendo inferior apenas a de 1951.

E o técnico se apegou a superar aquela campanha para motivar o time para o jogo de hoje, contra o Guarany de Sobral, no Junco. Se vencer o Cacique do Vale, o Vovô chega á décima vitória e um empate, restando apenas mais três para igualar o feito. "Temos sempre objetivos a serem alcançados. A campanha desse ano é a melhor desde 1951, com 13 vitórias e um empate. Nosso objetivo é esse. Quero entrar para a história do Ceará e estes jogadores também querem. Eu tento passar isso para todos os jogadores que se superarmos a campanha, será a maior de sua história", ressalta o experiente técnico.

Estreia

E para vencer mais uma no Estadual e aproximar-se do objetivo de Dimas Filgueiras, o Ceará conta com um reforço de peso. O zagueiro Fabrício, recuperado de uma pubalgia, fará sua estreia no Estadual, após mais de dois meses sem jogar.

Além do reforço do zagueiro, o Ceará aposta na dupla de ataque Nicácio e Washington, e no goleiro Fernando Henrique, único titular da equipe.

Decisão

Se para o Ceará o jogo é apenas válido para as estatísticas, o Guarany trata o jogo como uma decisão. O time sobralense, em 4º lugar, precisa vencer o Vovô para estar nas semifinais sem depender de outros resultados. Caso haja empate e o Horizonte vença, o Cacique do Vale está eliminado. Para superar o Vovô, o Guarany conta o apoio da torcida e o oportunismo do atacante Wanderley, que já marcou quatro gols em seu retorno.

Fonte: Caderno Jogada do Diário do Nordeste 

Primeira de três decisões


Clique para Ampliar
Atacante Léo Andrade dribla o goleiro Fábio Lima para marcar um gol no coletivo, em preparativos para pegar o Icasa
KID JÚNIOR
Clique para Ampliar
20/2/2011
O torcedor do Tricolor é convidado a lotar o Estádio Alcides Santos e incentivar o Leão para garantir a classificação
Os jogadores do Fortaleza e a comissão técnica entram na semana decisiva para as pretensões da equipe, tanto no Campeonato Cearense, quanto na Copa do Brasil. Serão três jogos decisivos em sete dias.

A primeira das decisões acontece neste domingo, às 16 horas no Estádio Alcides Santos contra o Icasa. O Leão precisará somente de um pontinho, para garantir a segunda colocação para as semifinais do primeiro turno do Campeonato Cearense. Basta só empatar com o Icasa, mas se vencer, a torcida vai agradecer ao time de Flávio Araújo. A segunda decisão acontece na próxima quarta-feira às 20h30 no Alcides Santos, pela Copa do Brasil, contra o Fast Clube de Manaus. A propósito, o departamento jurídico da Federação Cearense de Futebol, informa que o Tricolor terá que enfrentar o Fast no Pici. Não há tempo para mudança de local.

E o terceiro jogo decisivo acontece no próximo sábado, que será a semifinal do primeiro turno do Estadual de 2011. "Será uma semana importantíssima. Fiz algumas mudanças no time, para torná-lo outra vez vencedor nesses dias", comentou o técnico Flávio Araújo.

Será a primeira vez que Flávio vai enfrentar o seu ex-time no Estadual. "Eu vejo as coisas pelo lado profissional. Procuro defender com garra o time em que estou", comentou Flávio. No Verdão do Cariri, o técnico Freitas Nascimento não terá o lateral-esquerdo Panda, expulso, o zagueiro Gustavo Breda e o volante Fábio Duarte, ambos com três cartões amarelos.



Fonte: Caderno Jogada do Diário do Nordeste

 Ferroviário e Horizonte no confronto decisivo

 Clique para Ampliar

Jack Chan é uma das opções de Roberto Carlos para o duelo contra o Ferrão
JOSÉ LEOMAR
20/2/2011
O Ferroviário enfrenta o Horizonte, hoje, às 16 horas, pela última rodada do primeiro turno do Cearense. Precisando da vitória, as duas equipes prometem um duelo aberto.

Do lado coral, o técnico Filinto Holanda enfrenta sua ex-equipe na busca por mais três pontos e o distanciamento da zona da degola. Já o Galo do Tabuleiro, sob o comando do técnico Roberto Carlos, luta pela última vaga para à semifinal da competição e para alcançar tal objetivo, a equipe precisa vencer e torcer por um tropeço do Guarany de Sobral.

Para Filinto, o fato de já conhecer o elenco adversário poderá ajudar seu time na conquista pelos três pontos. "O objetivo do Ferroviário é a vitória. Nós vamos entrar indo para o ataque", disse o comandante. Para o jogo de hoje, Filinto não poderá contar com o lateral Andrezinho, que cumprirá suspensão. Para o seu lugar, o técnico deve colocar Brasinha.

Sabendo do conhecimento que o técnico coral possui sobre o Horizonte, Roberto prepara algumas surpresas para Filinto. "O jogo será aberto e nós estamos nos preparando para surpreendê-los. Assim como ele (Filinto) conhece nosso time, nós também conhecemos o dele", revidou o técnico, que não terá Robert, Douglas e Gleybson. Para suas respectivas vagas, entrarão os atletas: Raul, Da Silva e Jorge.

Fonte: Caderno Jogada do Diário do Nordeste