domingo, 13 de fevereiro de 2011

Seleção atropela Uruguai, conquista Sul-Americano e vai às Olimpíadas

Brasil goleia Celeste por 6 a 0 e acaba com sonho da Argentina, que verá os Jogos de casa. Lucas marca três vezes e Neymar faz dois gols na vitória

FONTE: Por Márcio Iannacca Direto de Arequipa, Peru

A Argentina precisava de uma goleada  no placar entre Uruguai e Brasil para tirar o time canarinho das Olimpíadas de 2012 e ir atrás da terceira medalha de ouro seguida. O resultado apareceu no Estádio Universidad Nacional San Agustín, em Arequipa (Peru), mas da pior forma possível para os hermanos. Com atuação impecável de Lucas e Neymar, a Seleção de Ney Franco goleou a Celeste por 6 a 0 neste domingo, garantiu o 11º título do Sul-Americano Sub-20 (terceiro seguido) e carimbou o passaporte para os Jogos Olímpicos de Londres.
Lucas (três vezes), Neymar (duas) e Danilo marcaram para o Brasil, que terminou o hexagonal final com 12 pontos, 15 gols marcados e  três sofridos. Em toda a competição, a Seleção só perdeu uma partida (2 a 1 para a Argentina) e empatou duas, com sete vitórias. Maior estrela do torneio, Neymar foi o goleador com nove, tornando-se o maior artilheiro brasileiro de uma edição do Sul-Americano Sub-20. Ele ultrapassou Adaílton, autor de oito em 1997, e comemorou imitando um carro como recado ao pai, que lhe prometeu um presente especial em caso de "objetivos conquistados".
VEJA A GALERIA COM AS MELHORES FOTOS DA PARTIDA DECISIVA EM AREQUIPA
brasil x uruguai neymar gol (Foto: Mowa Press) 
Estrela do Sul-Americano, Neymar virou o maior artilheiro de uma edição do torneio  (Foto: Mowa Press)

Brasil e Uruguai, segundo colocado com dez pontos, vão disputar as Olimpíadas no ano que vem. Medalha de ouro em 1924 e 1928, a Celeste volta aos Jogos após 84 anos de ausência. As duas seleções juntam-se ainda a Argentina, Equador e Colômbia no Mundial Sub-20, que será disputado entre julho e agosto deste ano na Colômbia. O Chile não conseguiu vaga para nenhum dos torneios (confira a classificação final do hexagonal).
Os meninos brasileiros dedicaram o título ao zagueiro Bruno Uvini, que teve que passar por uma cirurgia na perna direita e deixou o Peru durante o Sul-Americano. A garotada desembarca no Brasil na manhã de segunda-feira, com chegada prevista no aeroporto internacional de Guarulhos, em São Paulo, às 8h55m (de Brasília). Em seguida, parte da delegação segue para o Rio de Janeiro, com desembarque previsto para 14h (de Brasília).
Lucas brilha e 'mata' o jogo em dois minutos
Campo pesado e em péssimo estado. Foi esse o panorama que Brasil e Uruguai encontraram o gramado do Universidad Nacional San Agustín, em Arequipa, para a decisão do Sul-Americano. Os primeiros minutos de jogo foram de escorregões e passes errados dos dois lados. Logo aos dois minutos, Neymar levou uma entrada dura na lateral do campo. Cartão amarelo para Platero. Tudo o que a Seleção queria na final, um árbitro que coibisse a violência dos rivais.
O jogo foi equlibrado até os 24. A partir daí, a Seleção Brasileira passou a dominar o jogo. Oscar recebeu na entrada da área e chutou por cima do gol de Ichazo. Quatro minutos depois, Lucas fez fila pelo lado direito do campo e cruzou para Willian José. O atacante acertou um belo voleio e a bola passou à esquerda do goleiro uruguaio.
brasil x uruguai lucas gol   (Foto: Mowa Press) 
Garotada comemora em homenagem ao zagueiro Bruno Uvini, que passou por cirurgia (Foto: Mowa Press)
 O Uruguai só assustou o goleiro Gabriel aos 38. Vecino arriscou de fora da área e a bola passou rente ao gol brasileiro. Dois minutos depois, o Brasil abriu o marcador. Alex Sandro fez uma boa jogada pela esquerda e tocou para Lucas na entrada da área. O apoiador tirou o zagueiro e chutou no canto de Ichazo, que sequer pulou na bola: 1 a 0.
Um minuto depois, Lucas marcou um golaço. O apoiador dominou pelo lado direito, passou por dois adversários, invadiu a área e chutou colocado por cima de Ichazo. Festa brasileira no Monumental U.N.S.A. Aos 43, um vacilo uruguaio. Adrián Luna, o destaque do time no Sul-Americano, entrou de forma violenta em Juan e foi expulso.
Uruguai perde pênalti, Brasil cresce e garante o título
O segundo tempo começou ruim para o Brasil. Logo no primeiro minuto, Saimon fez pênalti em Cepelini e foi expulso. Mas o dia não era da Celeste: Vecino, autor do gol da vitória sobre a Argentina que valeu a vaga olímpica, chutou para fora, por cima, à la Roberto Baggio em 1994.
 A Seleção não se abateu com a expulsão de Saimon e conseguiu ampliar logo em seguida, aos cinco. Em bela jogada pela direita, o lateral Danilo driblou Cabrera, entrou na área, passou por mais um e bateu cruzado sem defesa para o goleiro Ichazo.
Aos 11, Polenta fez falta feia em Neymar e levou amarelo. O craque do Santos respondeu com a bola no pé. Um minuto depois, Lucas rolou para o camisa 7, que dominou na área e bateu colocado: 4 a 0. Mais quatro minutos, mais um gol: Willian chutou de longe, Ichazo deu rebote e Neymar aproveitou para fazer o quinto. Com nove gols no torneio, o santista tornou-se o maior artilheiro de uma edição do Sul-Americano Sub-20. Na comemoração, imitação de um carro, cobrando a promessa feita pelo pai.
 Com o título na mão, o Brasil continuou dominando a partida. Enquanto os uruguaios tentavam apelar para faltas e reclamações, a garotada de Ney Franco partia para o ataque. Na habilidade, o time canarinho criou boas chances. Como uma de Lucas, que aos 31 arrancou pelo meio, passou por dois, entrou na área e perdeu a bola apenas para o goleiro ao errar o último drible.
Cinco minutos depois, o camisa 10 brasileiro não errou. O são-paulino dominou fora da área após passe de Galhardo, driblou um rival e chutou forte: 6 a 0, goleada histórica e de titulo para a garotada brasileira. Nos minutos finais, Ney tirou Neymar e Lucas para delírio da torcida. As jovens estrelas saíram aplaudidas pela torcida, que completou a festa com o apito final do árbitro. Destino final: Londres em 2012, mas com uma parada na Colômbia ainda neste ano.

Treinamento de luxo no Castelão

 Clique para Ampliar

O lateral Boiadeiro afirma que a equipe deve defender a invencibilidade no jogo de hoje contra o Tigre
FOTO: MARÍLIA CAMELO
Clique para Ampliar

Já sem objetivos na atual fase do Estadual, Ceará busca entrosar mais o time titular e zerar os cartões para a semi
Classificado matematicamente em primeiro lugar para as semifinais, o Ceará não tem mais objetivos concretos na atual fase do Campeonato Cearense.

Mas, o jogo de hoje diante do Tiradentes, às 16 horas, no Castelão, será mais útil do que se imagina. O técnico Dimas Filgueiras elencou dois objetivos contra o Tigre da PM: entrosar o time titular para as semifinais e forçar o terceiro cartão amarelo dos jogadores Erivélton, João Marcos, Vicente, Eusébio, e tê-los livres para atuar nas semifinais. Com isso, o time diante do Tiradentes será o titular, exceção ao meia Sérgio Mota, suspenso, que dá lugar a Eusébio.

Dimas explica a opção pelos titulares com o time já classificado. "A fase de poupar o time já passou. Eu busco o maior entrosamento dessa equipe. Além do respeito ao torcedor que vai ao Castelão nos apoiar".

Já o lateral-direito Boiadeiro frisa que o time encara o jogo com seriedade. "Queremos manter nossa invencibilidade. E o Ceará joga sempre para vencer, mesmo já classificado".

Já o Tiradentes, sensação das primeiras rodadas, perdeu fôlego e foi derrotado nos últimos três jogos. A queda de produção custou emprego do técnico Neto Maradona. Ainda lutando por classificação, Danilo Augusto estreia pelo Tigre.

Comente essa matéria







Diário Virtual

Edição de 13 de Fevereiro de 2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário