sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

SEIS POR MEIA DÚZIA

Clique para Ampliar

Decisão: a FCF modificou a data de 14 jogos em decorrência do calendário
FOTO: KIKO SILVA
Clique para Ampliar
FAC-Símile: na edição de 10 de fevereiro, o Diário do Nordeste antecipou a polêmica sobre os jogos no sábado de Carnaval
Clique para Ampliar
Clique para Ampliar


Federação desmarca a final do 1º turno no sábado de Carnaval, mas agenda três jogos para a inconveniente data
Não teve jeito. Terá jogo do Campeonato Cearense no sábado de Carnaval. E não apenas um, como era prevista a final do turno, mas três, antecipados da 10ª rodada do returno Os jogos Fortaleza x Crato, Horizonte x Itapipoca e Tiradentes e Ceará serão realizados na inconveniente data.

A decisão controversa foi divulgada pela Federação Cearense de Futebol (FCF), após Ceará, Fortaleza e Horizonte avançarem na Copa do Brasil. A classificação do Vovô sem necessidade do jogo de volta no dia 2, quarta-feira, possibilitou a FCF antecipar a final do 1º turno do sábado de Carnaval para a data. A decisão do turno será às 21h50, no Castelão.

O presidente da FCF, Mauro Carmélio, justificou a medida. "A 10ª rodada estava marcada na data reservada para a Copa do Brasil. Como esse ganho do Ceará no dia 2, encaixamos a final do turno nessa data como queriam os clubes e a 10ª rodada foi antecipada para o dia 5. Isso deixa liberdade para nossos três representantes jogarem as oitavas de finais, caso cheguem lá", esclareceu o dirigente.

Outras modificações
Além dos jogos do sábado de Carnaval, outros 11 tiveram alterações em data, horário ou local. E Carmélio alertou que novas alterações podem ocorrer. "Há necessidade de haver um ou dois remanejamentos, devido a duas datas compatíveis com a Copa do Brasil, caso os clubes cearenses avancem".

O secretário geral da entidade, Marcos Augusto, criticou a fórmula do campeonato aprovada pelos clubes. "Quando aprovaram essa horrorosa fórmula, sabiam que iam acontecer problemas. No ano passado, teve jogo antecipado e jogos na terça, quinta e domingo. Não podemos fazer mágica em adequar 28 datas nas 23 disponíveis. Temos que aproveitar as datas que aparecerem. Apresentamos quarto fórmulas, com 22 datas, mas só Maranguape e Ceará aceitaram. Os outros dez aprovaram esse Estadual longo".

Carmélio esclareceu que neste ano o período dos Estaduais é menor que 2010, ano de exceção pela disputa da Copa do Mundo. "Ano passado tivemos facilidade de um período de Copa, e a CBF nos deu mais condições de datas. Além dos nossos clubes sendo eliminados cedo na Copa do Brasil. Mas este ano o calendário está apertado e só não mudamos a fórmula do campeonato devido ao estatuto do torcedor, que não permite a mudança em dois anos", lembra.

Veto
Mas a Federação garantiu que a fórmula atual do Campeonato Cearense, e até o número de clubes participantes estão com os dias contados. A ideia da entidade é não aprovar mais fórmulas com mais datas que a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) dispõe para os Estaduais. "Em setembro começaremos a trabalhar o Estadual de 2012. E não aceitaremos nenhuma fórmula que ultrapassem as datas dos estaduais reservadas pela CBF. Está em estudo até reduzir o número de clubes de 12 para 10 para 2013. Mostrarei aos filiados sobre a inviabilidade de se jogar um campeonato com 12 participantes. Tecnicamente e financeiramente seria um avanço um certame com menos clubes. A segunda divisão cresceria", adiantou Augusto.

Garantia
Sobre os três jogos marcados para o sábado de Carnaval, Marcos lembrou que a Polícia Militar vetou apenas a realização de grandes jogos. "A PM nos fez a solicitação para não fazer a final do turno no dia 5. Como o ofício se referia a apenas um jogo grande, marcamos os outros jogos. Coincidiu com o que a Policia queria, não há nenhum problema", assegurou o dirigente .

DESAPROVAÇÃODirigentes estão na bronca com decisão da Federação
A decisão da antecipação de três partidas da 10ª rodada do Campeonato Cearense para o sábado de Carnaval não foi bem aceita por alguns dos dirigentes das equipes que irão enfrentar Fortaleza, Ceará e Horizonte.

Para o presidente do Crato, Antônio Manoel Alves, sua equipe será lesada por conta de tal modificação. "Com a alteração, temos dois jogos em um intervalo de cinco dias na Capital. E não temos condições de ficar hospedados nesse período. As despesas são grandes".

De acordo com Antônio, o clube encaminhará um comunicado a Federação pedindo para que a alteração das datas das partidas não aconteça.

Já o presidente do Itapipoca, Eldir Assunção não vê problemas na alteração da tabela de jogos. "O Regimento Geral de Competições prevê que a Federação pode modificar as datas dos jogos quando for necessário. Então, nós compreendemos a justificativa deles e não apresentamos nenhum tipo de divergência", frisou Assunção.

Desconhecimento
De acordo com o dirigente do Tiradentes, sub-tenente Fernandes - que até à noite de ontem ainda não tinha conhecimento sobre a modificação, "a Federação não pode ficar modificando partidas que só acontecerão daqui a um mês, partindo de suposições. Tem que chamar os dirigentes, ver a situação das equipes", disse Fernandes. Assim como o presidente do Tigre da PM, o mandatário do Horizonte, Paulo Wágner foi pego de surpresa e não sabia da alteração. Ele ainda deve avaliar o assunto.

O gerente de futebol do Ceará, Fred Gomes criticou a ação da FCF. "A Federação já sabe o cronograma da CBF. Ela não pode contar com a eliminação ou classificações antecipadas dos clubes em competições nacionais para adequar a tabela do Estadual. Antecipar jogos do returno no sábado de Carnaval é apagar o acerto sobre a decisão do turno. Essa medida é errada. Com três jogos simultâneos, incluindo um do Ceará e outro do Fortaleza, temo pela segurança na Capital", comentou.

O presidente do Fortaleza, Paulo Arthur, disse que entendia a posição da Federação, no sentido de não ter muitas datas disponíveis para os jogos. "Não vou dizer que seria o ideal jogar no sábado de Carnaval, mas a FCF não dispõe de datas. Nossa torcida deve comparecer, porque é no Pici e fica perto de todo mundo", disse ele.

Torcedores do Fortaleza comentam  jogo no sábado de carnaval



PREOCUPAÇÃOPolícia teme choque entre torcidas na Capital
Dos 14 jogos que sofreram alterações, três foram transferidos para o sábado de Carnaval, dia 05/03, e os confrontos serão na Região Metropolitana de Fortaleza. Para preocupação da Polícia, que já temia a decisão do Estadual nesta data, Fortaleza e Ceará jogam na Capital e no mesmo horário.

Para o major George Benício, comandante da Companhia de Policiamento de Eventos, "não há condições de acontecerem as partidas. "Quase todo efetivo estará no Interior - para a operação Carnaval. Dificilmente haverá jogo, uma vez que já pedimos a alteração da data da final do turno por esse problema", disse o major. "Antes era um jogo, agora são três. Independente de quem estivesse na final, não teria como garantir a segurança da partida, agora colocam Fortaleza e Ceará no mesmo dia, não tem condições", completou.

VLADIMIR MARQUESREPÓRTER



FONTE:Caderno Jogada do Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário