terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Tragédia na Região Serrana completa uma semana com mais de 670 mortos

Até esta terça (18), as prefeituras das cidades afetadas somam 672 mortos.
Nova Friburgo, Teresópolis e Petrópolis foram três das mais castigadas.

FONTE: Do G1 RJ
A tragédia na Região Serrana do Rio de Janeiro completa uma semana nesta terça-feira (18) e já soma 672 mortos, segundo os números oficiais das prefeituras das cidades devastadas pelas chuvas. Pelos últimos levantamentos dos municípios, são 318 mortos em Nova Friburgo, 274 em Teresópolis, 58 em Petrópolis, 20 em Sumidouro e 2 em São José do Vale do Rio Preto.
Em Teresópolis, a prefeitura procura 177 desaparecidos. Em Petrópolis, há 26 desaparecidos, segundo a prefeitura. Em Sumidouro, há outros cinco. Já em Nova Friburgo, a prefeitura informou que não há levantamento sobre desaparecidos. O número de desabrigados e desalojados na região passa de 15 mil.
Casas foram completamente destruídas no Ponto Final 
A localidade de Ponto Final, em Itaipava, distrito de Petrópolis, ficou devastada  (Foto: Bernardo Tabak/G1)
Já a Secretaria estadual de Saúde e Defesa Civil informa que são 665 mortos no estado, sendo 312 em Nova Friburgo, 276 em Teresópolis, 58 em Petrópolis (incluindo corpos encontrados em São José do Vale do Rio Preto) e 19 em Sumidouro.
As duas mortes de São José do Vale do Rio Preto foram confirmadas pela prefeitura de Petrópolis, para onde foram transferidos os corpos e feita a identificação por familiares. A Prefeitura de São José do Vale do Rio Preto informou nesta segunda-feira que ainda não tem registros de mortes de moradores da cidade. De acordo com a assessoria do município, os 6 corpos  encontrados na cidade são de moradores de outras cidades e chegaram até lá pela correnteza do Rio Preto.

Segundo a Polícia Civil, 661 corpos já foram resgatados e identificados pelos peritos do IML (Instituto Médico Legal), sendo 275 em Teresópolis, 306 em Nova Friburgo, 56 em Petrópolis, 19 em Sumidouro, 4 em São José do Vale do Rio Preto e 1 em Bom Jardim. Com o corpo encontrado em Bom Jardim, passariam a ser 6 cidades com registros de mortos na Região Serrana, segundo a polícia. O G1 não conseguiu entrar em contato com a prefeitura de Bom Jardim.
As buscas por outras vítimas que ainda estejam soterradas e o trabalho de resgate da população que ainda se encontra em áreas isoladas na Região Serrana do Rio entraram em seu 6º dia.
A previsão do tempo para o longo do dia é de pancadas de chuva e trovoadas, em toda a Região Serrana.
Nesta segunda-feira (17), quatro rodovias que estavam interditadas foram liberadas. Já a prestação de serviços básicos, como o fornecimento de luz e água, continua sendo gradativamente restabelecida nas cidades atingidas.
Reforço de 700 militare
A Região Serrana recebeu o reforço de 700 militares de SP, MG e RS. De acordo com o Comando Militar do Leste (CML), são militares especializados na construção de pontes móveis.Nesta segunda-feira, soldados do Batalhão Escola de Engenharia, de Santa Cruz, na Zona Oeste do Rio, instalarão uma ponte em Teresópolis. Além de Teresópolis, partes dos municípios de Bom Jardim e São José do Vale do Rio Preto também estão isoladas depois que diversas pontes foram destruídas pelo temporal.Os prefeitos das cidades de Teresópolis, Petrópolis e Nova Friburgo se encontraram nesta segunda-feira e lançaram um um consórcio pela reconstrução das cidades.
Tendas como as usadas após tsunami abrigarão vítimas das chuvas. Elas serão doadas por uma ONG, que trabalha em parceria com o Rotary Internacional. Cada barraca tem capacidade para dez pessoas e possui equipamentos de sobrevivência, cozinha separada, fogareiro, panelas, talheres, pratos,  cobertor, purificador e armazenador de água.
Ajuda para desabrigados
O MEC anunciou bolsa de R$ 350 para estudantes da Região Serrana. Segundo o ministério, para receber a bolsa o estudante precisa ter sido selecionado para cursos universitários do Sistema de Seleção Unificada (SiSU), ou para obtenção de bolsas do Programa Universidade para Todos (ProUni).
O governador Sérgio Cabral disse nesta segunda-feira que sugeriu ao governo federal que 100% das moradias do programa "Minha Casa, Minha Vida", na Região Serrana , sejam destinadas às famílias que moram em áreas de risco.
Maior tragédia da história
Esta já é a maior desastre natural da história Brasil. O número de vítimas ultrapassou o registrado em 1967, na cidade de Caraguatatuba, no litoral norte de São Paulo. Naquela tragédia, tida até então como a maior do Brasil, 436 pessoas morreram. Relembre outras tragédias.

Mesmo com dois a menos, Neymar dá show, e sub-20 vence o Paraguai

Sob a batuta do craque, Seleção Brasileira supera rivais no Sul-Americano por 4 a 2. Mas tem dois jogadores e o técnico Ney Franco expulsos

FONTE:Por Márcio Iannacca Direto de Tacna, Peru
Neymar gol Seleção Sub-20Neymar marca o primeiro gol da Seleção sub-20
no Sul-Americano, realizado no Peru (Foto: Mowa)
Na véspera, Neymar já havia avisado: "assumo a responsabilidade de jogar todo o meu futebol". Não deu outra. Com uma atuação de gala, o craque marcou os quatro gols da vitória da Seleção Brasileira sub-20 por 4 a 2 sobre o Paraguai, no Estádio Jorge Basadre, em Tacna, no Peru, pela primeira rodada do Grupo B do Sul-Americano da categoria. Mesmo com dois jogadores a menos durante a etapa final, já que Zé Eduardo e Henrique foram expulsos, o time canarinho soube conter o ímpeto dos rivais para somar os primeiros três pontos no torneio.
Na arquibancada, além do apoio dos peruanos, que se encantaram com Neymar, os brasileiros atuaram sob o olhar atento de parte da comissão técnica da Seleção principal, comandada por Mano Menezes. O assistente Sidnei Lobo e o preparador físico Carlinhos Neves observaram a ótima atuação da equipe na estreia da competição, que dá duas vagas para as Olimpíadas de 2012, em Londres, e quatro para o Mundial, em julho, na Colômbia.
Com o resultado, o Brasil assumiu a liderança do Grupo B do Sul-Americano, com três pontos. Na próxima quinta-feira, às 21h10m (0h10m, de Brasília), a Seleção volta a campo para enfrentar a Colômbia, também em Tacna. O Paraguai vai encarar a Bolívia, no mesmo local.
Neymar marca duas vezes e garante vantagem brasileira na primeira etapa
O Paraguai iniciou melhor a partida, tomando a iniciativa do jogo e tentando encurralar o Brasil no campo de defesa. Mas foi a Seleção comandada por Ney Franco que teve a primeira chance de abrir o marcador. Aos seis minutos, Danilo cobrou falta da esquerda para Bruno Uvini. O zagueiro subiu mais dos que os adversários e escorou de cabeça. A bola caprichosamente bateu no travessão do time paraguaio.
A partir da bola na trave, o Paraguai passou a ter mais posse de bola, mas não assustava o goleiro Gabriel. Parecia que os brasileiros estavam ansiosos para imprimir o seu ritmo de jogo e tocar a bola para chegar aos três pontos. Até que aos 25, Casemiro fez uma bela jogada individual, invadiu a área e foi derrubado pelo arqueiro Ovando. Pênalti para o Brasil. Na cobrança, Neymar não desperdiçou e abriu o marcador para o time canarinho. Na comemoração, a "dança do créu".
Neymar gol Seleção Sub-20 
Neymar comanda dancinha na comemoração do primeiro gol da Seleção sub-20 (Foto: Mowa Press)
Enquanto os brasileiros vibravam com o gol, o técnico do Paraguai, Adrian Coria, esbravejava com o quarto árbitro. O comandante reclamou do pênalti marcado a favor dos brasileiros.
O gol deu mais tranquilidade à Seleção Brasileira. Não demorou para pintar mais um. Aos 33, Lucas lançou Neymar já dentro da área. O craque da sub-20 deu um belo drible no marcador e chutou para vencer o goleiro Ovando: 2 a 0 Brasil. Dois minutos depois, o terceiro poderia ter vindo. Danilo chutou prensado e o arqueiro paraguaio quase foi enganado com o desvio.
Os gols aguçaram a habilidade de Neymar. O jogador passou a desfilar o repertório variado de dribles que costuma aplicar no Campeonato Brasileiro. A cada lance, os torcedores no Jorge Basadre vibravam e iam ao delírio com o jogador. No último lance da etapa inicial, Lucas cobrou falta da entrada da área e o goleiro Ovando fez uma linda defesa.
Nem expulsão atrapalha segundo ato de Neymar
Neymar gol Seleção Sub-20 
Neymar comemora fazendo o coração para os
torcedores no Jorge Basadre (Foto: Mowa)
A Seleção Brasileira voltou para a etapa final com a mesma formação. Aos 2, Zé Eduardo levou o amarelo por uma falta no meio-campo. Dois minutos depois, mais uma infração no círculo central e cartão vermelho. O lance despertou o Paraguai, e o técnico Ney Franco, que chamou o volante Fernando para entrar em campo.
Porém, antes da alteração, os paraguaios aproveitaram o descontrole emocional da sub-20 para diminuir o marcador. Após cobrança de escanteio e desvio para o meio da pequena da área, Viera escorou para marcar o primeiro dos paraguaios. Já com Fernando em campo, a Seleção tentou colocar os ânimos no lugar para tentar marcar o terceiro ou segurar o resultado.
Com Casemiro inspirado desde o primeiro tempo, o time começou a tocar a bola no meio-campo e a explorar a velocidade de Neymar, Lucas e Henrique. E foi justamente em uma bola esticada pelo volante que o Brasil chegou ao terceiro gol, aos 15. Lucas ganhou no corpo de um defensor paraguaio e rolou para Neymar. O craque adiantou a bola e dividiu com o goleiro para marcar mais um para a sub-20.
O lance acabou com qualquer tipo de reação do Paraguai. Aos 18, em mais um contra-ataque, Rafael Galhardo, que entrara no segundo tempo na vaga de Danilo, lançou para Neymar pelo lado esquerdo do ataque. O craque invadiu a área, percebeu a saída do goleiro e tocou por cima. Um golaço e delírio no Jorge Basadre.
Ney Franco e Henrique também são expulsos na etapa final
Neymar ainda protagonizou uma cena de imaturidade. Aos 37, prendeu a bola e "chamou" a falta do adversário. Depois de cair, abraçou a bola infantilmente. Três paraguaios o cercaram para dar prosseguimento ao jogo, e Neymar acabou levando cartão amarelo. Um minuto depois, Montenegro recebeu dentro da área, driblou Gabriel e diminuiu: 4 a 2.
A partir daí, os paraguaios passaram a caçar Neymar. Mesmo com a violência dos rivais, o jogador não se intimidou com as jogadas mais ríspidas. Inconformado, o técnico Ney Franco reclamou do árbitro e acabou expulso. Aos 41, foi a vez de Henrique. O jogador fez nova falta na entrada da área e levou o cartão vermelho.
No fim, mesmo com dois a menos, o Brasil conquistou os três primeiros pontos no Sul-Americano. Para quem já o conhecia, mais uma atuação de gala do atacante. Para os peruanos que não sabiam quem era: prazer, Neymar!
BRASIL 4 X 2 PARAGUAI
Gabriel, Danilo (Rafael Galhardo), Bruno Uvini, Juan e Alex Sandro; Casemiro, Zé Eduardo, Lucas (Romário), Oscar (Fernando) e Neymar; Henrique. Mario Ovando, Raúl Cáceres, Gustavo Gómez, Diego Viera e Nelson Ruiz (Oscar Ruiz); Diego Benitez, Hernán Pérez, Marcos Gimenez e Ivan Torres (Montenegro); Jorge Ortega (Contrera) e Claudio Correa.
Técnico: Ney Franco Técnico: Adrian Coria
 Gols: Neymar, aos 25 minutos, e Neymar, aos 33 minutos do primeiro tempo; Viera, aos seis minutos, Neymar, aos 15 minutos, Neymar, aos 18 minutos, Montenegro, aos 38 minutos do segundo tempo.
Cartões amarelos: Danilo, Henrique, Zé Eduardo e Neymar (Brasil); Gustavo Goméz (Paraguai)
Cartões vermelhos: Zé Eduardo e Henrique (Brasil)
Árbitro: Diego Abal (ARG)
Auxiliares: Ricardo Casas (ARG) e Francisco Mondria (CHI)
Estádio: Jorge Basadre, em Tacna (Peru) 

À disposição do técnico

Clique para Ampliar

Felipe Klein surgiu no futebol cearense, atuando pelo Ferroviário e agora acaba de ganhar condição de jogo para defender outro tricolor do Estado, no caso, o Fortaleza
FOTO: KID JÚNIOR

A supervisão do Fortaleza agiu rápido para colocar nas mãos de Flávio Araújo dois novos jogadores do elenco
Para o próximo jogo, que será na quinta-feira às 20h15 no Estádio Alcides Santos contra o Itapipoca, o técnico do Fortaleza, Flávio Araújo, já poderá reforçar um pouco mais a equipe. Ontem, a supervisão do clube conseguiu, em tempo recorde, regularizar mais dois atletas. O primeiro é o atacante Felipe Klein e o segundo o zagueiro Gilmak, que aguardavam a abertura da janela de transferências internacionais da CBF, Confederação Brasileira de Futebol.

A janela abriu no sábado e na segunda os atletas já estavam com seus nomes incluídos no BID, Boletim Informativo Diário da CBF.

Os dois jogadores já deverão figurar no grupo que irá se concentrar para o próximo jogo. "Estou feliz por já estar regularizado. Acho que é a oportunidade que eu tanto esperava", disse Klein, que também foi questionado na entrevista coletiva, se estaria em forma. "Estou preparado, porque minha última partida aconteceu no último dia 29 de dezembro passado na Arábia. Completei aqui a fase de pré-temporada e posso dizer que estou com 95% das condições físicas para fazer a estreia". Klein acredita que possa contribuir para a terceira vitória seguida do time no Estadual 2011.

Gilmak
O zagueiro Gilmak é outro que deve ser utilizado o mais depressa possível, por causa da contusão de vários defensores do Leão. "Antes mesmo de começar a pré-temporada eu vinha treinando, depois de minha chegada do futebol da Noruega", explicou Gilmak, que treinou junto com o restante dos jogadores que não tomaram parte no clássico das cores de domingo.

Luciano Henrique
Outro reforço considerado importante para a partida contra o Itapipoca será o meio-campista Luciano Henrique, que ficou ausente das partidas oficiais. Quem aguarda a estreia também é o zagueiro Plínio, que demonstrou qualidades quando atuou pelo ASA/AL na Série B e deixou ótima impressão em amistosos do Leão no Alcides Santos. Plínio vem se recuperado de uma lesão muscular. Enquanto isso, o zagueiro Rodrigo, que também estava lesionado, iniciou trabalho de transição, correndo em volta do gramado para se saber sobre suas reais condições.

Eduardo
O meio-campista Eduardo, 17 anos, que foi um dos destaques do Fortaleza na Copa São Paulo, está bem próximo de uma negociação para o exterior. Os empresários Sérgio e Ivan Suarez, espanhóis, estão preparando a proposta que será feita ao Tricolor para liberar o atleta. O Fortaleza detém 70% dos direitos federativos do jogador.

Solidariedade
Jogadores do Leão iniciaram campanha de arrecadação de roupas e alimentos para os desabrigados da região serrana do Rio de Janeiro. A entrega de donativos é no próprio clube.

Ivan BezerraRepórter

 FONTE: Caderno Jogada do Diário do Norndeste

Dionantan confiante em nova chance

Clique para Ampliar

Destaque do último jogo, o goleiro Dionantan deve ser titular amanhã, contra o Guarani de Juazeiro no Castelão, pois Adílson, que iniciou os dois primeiros jogos, pode desfalcar o time
FOTO: KID JÚNIOR

Com a grande atuação contra o Horizonte e o possível desfalque de Adílson, o jovem goleiro espera jogar amanhã

Após a atuação de gala na vitória do Ceará contra o Horizonte, no último domingo, o goleiro Dionantan teve um dia diferente. Não era para menos, afinal, o goleiro entrou em uma "fria", substituiu um dos ídolos do clube - Adílson saiu no intervalo por uma pancada da cabeça - e com defesas importantes garantiu o resultado para o Vovô.

Sem dúvida sua atuação foi considerada uma surpresa agradável para a torcida alvinegra, que viu o jovem goleiro substituir Adílson à altura. E com o experiente goleiro ainda em observação, a tendência é que o técnico Dimas Filgueiras escale Dionantan como titular amanhã, contra o Guarani de Juazeiro, no Castelão. E a confiança de Dimas o jovem goleiro tem. Ao fim da partida em Horizonte, o técnico o elogiou. "Quando o jogo acabou, ele brincou comigo que trocou um paredão por outro", revela.

O goleiro fez pelo menos seis defesas difíceis na partida de domingo e lembra da mais difícil. Ele evitou o gol do ex-companheiro de Ceará, Júnior Cearense. "O Júnior bateu com efeito, no alto, pensei que sairia, mas estiquei a mão e tirei. Foi a mais difícil. Sem comentários a batida do Júnior Cearense, que chuta muito bem", elogiou o jovem goleiro de 25 anos.

Sem ansiedade
Ainda sobre a estreia pelo Vovô em Campeonatos Cearenses, o goleiro garantiu não sentir ansiedade. "Quando a gente entrar em campo, não temos nem tempo para pensar nisso. Não costumo criar uma ansiedade. Nós jogadores estamos focados na partida, mesmo do banco, prontos para jogar, já que no futebol acontece de tudo. Jogar é o momento em que você tanto espera, então é agarrar a chance e fazer o que você sabe", diz.

E ele pode ganhar nova chance amanhã. Isso porque Adílson, poupado dos treinamentos de ontem por uma dor de cabeça e cefaleia, fará exames hoje no clube. Mas caso Dimas Filgueiras não conte com o experiente goleiro, Dionantan deu a certeza que pode contar com ele. "Eu plantei uma semente e tenho que regar. Mostrei meu potencial e quem sabe uma nova oportunidade chega. Minha expectativa é de jogar", torce.

Amistoso
E o time principal do Vovô continua se preparando para "estrear" na 4ª rodada do Estadual, contra o Quixadá, no Castelão. Visando ao duelo de domingo, o Ceará jogará um amistoso na quinta-feira, contra o Maranguape, às 15h30 no Vovozão, com preço único de cinco reais.

Se repetir o time dos treinamentos, Dimas, que não conta com o zagueiro Fabrício, que trata lesão, jogará com Fernando Henrique, Boiadeiro, Adílson (Sub-20), Cléber e Ernandes; Michel, João Marcos, Iarley e Geraldo; Osvaldo e Júnior.

Goleiro Dionantan fala sobre oportunidade no gol do Ceará

 FONTE: Caderno Jogada do Diário do Norndeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário