quinta-feira, 31 de março de 2011

Zebra em Campinas: Horizonte-CE elimina Guarani e pega o Flamengo

Empate por 2 a 2, no Brinco de Ouro, dá vaga ao clube cearense na oitavas

FONTE: Por GLOBOESPORTE.COM Campinas, SP

A zebra passeou pelo Brinco de Ouro nesta quarta-feira. Precisando de uma simples igualdade sem gols para avançar às oitavas de final, o Guarani empatou em casa por 2 a 2 com o Horizonte-CE e disse adeus à Copa do Brasil. O clube da região metropolitana de Fortaleza está classificado e agora enfrenta o Flamengo na próxima fase.

No primeiro duelo, no Nordeste, os times empataram por 1 a 1, o que credenciava o Bugre a avançar com um empate sem gols no jogo de volta em casa. As chances aumentaram quando Márcio Guerreiro abriu o placar para os paulistas, aos 43 minutos do primeiro.
Mas na etapa final, os cearenses conseguiram reagir. Diego Palhinha, que entrou no segundo tempo no lugar de Jack Chan, foi o herói da noite. Ele empatou logo aos cinco minutos e levou seu time à virada aos 38. Aos 46, Dairo ainda igualou o placar, mas já era tarde para o Bugre.
Rebaixado para a Série B do Brasileiro no ano passado, o Guarani não consegue espantar a crise. Para tentar amenizar a pressão, o clube luta para regressar à elite do Campeonato Paulista. Ele estreia na segunda fase da Série A-2 contra o São José, neste domingo, às 16h, novamente no Brinco de Ouro.

Na despedida do Castelão, Ceará faz gol no fim e avança na Copa do Brasil

Time alvinegro vence de virada o Brasiliense por 2 a 1 e agora pegará Atlético-MG ou Grêmio Prudente nas oitavas de final

FONTE: Por GLOBOESPORTE.COM Fortaleza

No último jogo no Castelão, que ficará três anos fechado em obras para a Copa do Mundo de 2014, a torcida do Ceará fez uma grande festa. Com um gol aos 47 minutos do segundo tempo, feito por Nicácio, o Alvinegro derrotou de virada o Brasiliense por 2 a 1, nesta quarta-feira, e garantiu a sua classificação para as oitavas de final da Copa do Brasil. O outro foi feito por Fabrício, com Ruy marcando para o Jacaré. O empate em 1 a 1 classificaria a equipe da capital federal, porque no primeiro jogo houve empate sem gols. Agora, o Ceará enfrentará o vencedor do confronto entre Atlético-MG e Grêmio Prudente, que fazem nesta quinta-feira no interior paulista a primeira partida.
No emocionante jogo desta quarta, logo aos 6 minutos, Ruy Cabeção passou por dois adversários e de frente para Fernando Henrique tocou no canto esquerdo do goleiro e abriu o marcador para o Brasiliense. Com a necessidade de virar o placar, o Ceará partiu em busca do empate, enquanto que o Brasiliense recuava. Mas foi a equipe da capital federal que construiu uma ótima oportunidade de gol, aos 21, com Bebeto penetrando livre na área e chutando para fora. Cinco minutos depois, porém, após cobrança de falta feita por Júnior, o goleiro Gilson soltou a bola, Fabrício completou para o gol e empatou o jogo.
O Ceará voltou para a segunda etapa precisando de mais um gol, mas não conseguiu encurralar o adversário. Aos 19, o zagueiro Fabrício, do time alvinegro, quase fez um gol contra. A resposta veio dois minutos depois com Iarley chutando bem e Gilson salvando o Brasiliense. Como necessitava da vitória para não cair em casa, o técnico do Ceará, Dimas Filgueiras, trocou um zagueiro, Erivélton, por um atacante, Sérgio Mota, aos 28. Cinco minutos depois, Iarley desperdiçou uma grande oportunidade para o time da casa e levou a torcida alvinegra à loucura.
Enquanto o Ceará tentava o gol salvador na base do desespero, o Brasiliense se segurava e ainda conseguiu criar uma boa chance, aos 41: Djavan chutou da entrada da área e assustou Fernando Henrique. Mas aos 47, a torcida alvinegra explodiu no Castelão, com o gol da classificação, marcado por Nicácio.

Após testes, Maracanã terá nova cobertura, confirma Ricardo Teixeira

Presidente da CBF e do comitê organizador da Copa diz que marquise do estádio carioca será jogada abaixo e outra, similar à atual, será construída

FONTE: Por Márcio Iannacca e Pedro Veríssimo Rio de Janeiro

estádio Maracanã em obras (Foto: Reuters) 
Maracanã terá nova cobertura para a disputa da Copa do Mundo de 2014 (Foto: Reuters)
O Maracanã vai mesmo ter uma nova cobertura para a Copa de 2014. A informação foi confirmada nesta quarta-feira, em entrevista no Jardim Botânico, Zona Sul do Rio de Janeiro, pelo presidente da CBF e do comitê organizador do Mundial, Ricardo Teixeira. Após estudos, os engenheiros que cuidam das reformas do estádio informaram ao COL a melhor opção para dar sequência às obras. Com isso, a tendência é que o "Maior do Mundo" só esteja apto a receber jogos oficiais a partir de março de 2013. A previsão incial era de ser entregue em dezembro de 2012.
- O projeto era para ser entregue em dezembro de 2012, mas surgiu um problema na cobertura que ninguém esperava. Todos os testes dizem que a cobertura deve ser jogada abaixo, ser refeita. Os técnicos dizem que é mais fácil fazer de novo do que consertar - afirmou Teixeira.
Os obras no Maracanã inicialmente foram orçacadas em cerca de R$ 700 milhões. Porém, com o comprometimento da cobertura e a construção de uma nova, a expectativa é que as reformas no "Maior do Mundo" ultrapassem a marca de R$ 1 bilhão.
Há duas semanas, a secretária de Esporte, Turismo e Lazer do Rio de Janeiro, Márcia Lins, afirmou que a decisão seria revelada apenas no dia 16 de abril, quando o projeto executivo será entregue de forma oficial ao Tribunal de Contas da União (TCU). Teixeira aproveitou ainda para afirma que a Cidade Maravilhosa e São Paulo são "imprescindíveis" para a disputa da Copa das Confederações, em julho de 2013.
- Acho imprescindível, importante, que São Paulo e Rio de Janeiro estejam no contexto da Copa das Confederações. São Paulo por todas as razões que vocês já conhecem e o Rio pelo que representa o Maracanã dentro do contexto do futebol - afirmou o dirigente.
A situação de São Paulo, por sinal, é uma das preocupações de Teixeira. Mesmo assim, para ele, o estádio em Itaquera e o Maracanã não serão problemas para a Copa das Confederações e para o Mundial de 2014.
- A previsão do Maracanã é de que no mais tardar fique pronto no início de 2013, com tempo para a Copa das Confederações. A previsão do de São Paulo é a mesma coisa, mas seria um pouco mais tarde. Os outros que vão fazer parte da Copa das Confederações estão com as obras em pleno andamento. O Mineirão, o de Brasília, o de Cuiabá, Recife, Curitiba, Porto Alegre estão todos em tempo. Dos 12 estádios, nós precisamos de cinco para março de 2013.

Parecer diz que Globo pode fazer acordo bilateral com clubes

Procurador do Cade diz que Clube dos 13 e emissora serão chamados para apresentar informações sobre contratos

FONTE: Por Do G1 Brasília

O procurador-geral do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), Gilvandro Araújo, afirma, em parecer divulgado nesta quarta-feira (30), que os contratos firmados individualmente entre a Rede Globo de Televisão e os clubes de futebol para a transmissão dos jogos do Campeonato Brasileiro de 2012 a 2014 não ferem as regras acordadas com o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade).

O parecer foi elaborado por Araújo depois que o órgão recebeu um questionamento do Clube dos 13. O C13 pediu uma análise do conselho sobre a celebração de acordos bilaterais entre emissoras e clubes. A entidade reivindica para si a prerrogativa exclusiva de negociar coletivamente os contratos com a TV.

O questionamento do Clube dos 13 será ainda apreciado pelos conselheiros do Cade. Com a conclusão do parecer, segundo o procurador, o Clube dos 13 terá agora de apresentar informações sobre o estágio do contrato firmado para cessão dos direitos de transmissão e a Rede Globo precisará fornecer informações sobre os contratos bilaterais assinados com clubes de futebol.

No último dia 22, o Clube dos 13 anunciou ter assinado com a Rede TV! contrato para transmissão dos jogos do Campeonato Brasileiro em TV aberta. A emissora foi a vencedora de uma licitação aberta pelo Clube dos 13, da qual a TV Globo não participou.

Em outubro do ano passado, as emissoras de televisão e o Clube dos 13 assinaram Termo de Compromisso de Cessação (TCC), celebrado pelo Cade, que definiu as regras para a negociação dos direitos de transmissão dos jogos. O termo estipula normas para evitar práticas anticompetitivas entre clubes de futebol, seus representantes e emissoras de televisão.

No parecer divulgado nesta quarta, o procurador explica que o termo de compromisso não proíbe a celebração de contratos bilaterais. “As negociações individuais não são vedadas pelo TCC, mas as negociações coletivas, empreendidas ou não por intermédio do Clube dos Treze, devem obedecer às exigências”, afirmou o procurador no documento.

Segundo Araújo, as divergências entre os times de futebol e o Clube dos 13, que os representa, devem ser resolvidas entre eles na instância jurídica competente. “Eventuais controvérsias privadas relativas aos poderes de representação outorgados pelas agremiações futebolísticas ao Clube dos Treze devem ser resolvidas diretamente pelas partes interessadas. Nada do quanto previsto no TCC deve ser interpretado no sentido de autorizar ou proibir as negociações bilaterais entre cada agremiação e as redes televisivas”, disse o procurador.
A conclusão do parecer é: "Ante o exposto, sugere-se que seja oficiado o Clube dos 13 e a Rede Globo para: a) o Clube dos treze esclarecer em que estágio encontram-se as negociações para cessão dos direitos de transmissão do CBFA para as temporadas 2012, 2013 e 2014. b) A Rede Globo prestar informações sobre as considerações do Clube dos 13 acima transcritas, apresentando, também, eventuais contratos firmados com os clubes".

Nenhum comentário:

Postar um comentário