sábado, 21 de maio de 2011


Santos e Cruzeiro: os mais temidos entre os capitães do Brasileirão

Nos palpites para a artilharia, Luís Fabiano é o mais cotado

FONTE: Por GLOBOESPORTE.COMRio de Janeiro
Há dois dias, comentaristas apontaram Cruzeiro e Santos como os principais candidatos ao título brasileiro deste ano. Entre os boleiros, os times de Cuca e Muricy Ramalho também são os mais temidos. O GLOBOESPORTE.COM promoveu uma enquete entre os capitães das 20 equipes envolvidas na disputa que começa neste sábado. Cinco apontaram o Peixe como favorito, e outros cinco votaram na Raposa. Rogério Ceni (São Paulo), Ronaldinho Gaúcho (Flamengo), Fábio Rochemback (Grêmio) e Loco Abreu (Botafogo) não concordaram com a regra que impossibilitava os jogadores de citarem a própria equipe e, por isso, não opinaram.
cuca muricy ramalho cruzeiro santos (Foto: Editoria de Arte/Globoesporte.com)Cuca e Muricy comandam os times mais temidos  do Brasileirão (Foto: Editoria de Arte/Globoesporte.com)
Entre os 16 que toparam participar, Cruzeiro e Santos tiveram boa vantagem em relação aos outros concorrentes. O terceiro mais cotado foi o São Paulo, com apenas dois votos. Inter, Grêmio, Fluminense e Corinthians foram apontados uma vez cada.
Se os candidatos a artilheiros servirssem como critério de desempate, o Santos venceria o Cruzeiro. Também foi perguntado aos boleiros quem será o goleador da competição. Neymar foi citado quatro vezes. Nenhum jogador do Cruzeiro ganhou voto.
- O garoto está sobrando e tem, pelo menos, cinco oportunidades reais de gol por jogo - justificou-se Fred, um dos que apostam no astro da Vila Belmiro.
O camisa 9 do Fluminense teve os mesmos quatro votos de Neymar.  Mas ninguém foi mais lembrado que Luis Fabiano. O Fabuloso teve cinco votos, dois deles de rivais paulistas: Kléber e Edu Dracena ajudaram a eleger o são-paulino, segundo maior goleador da competição de 2003, com 30 gols (Dimba, do Goiás, fez 31).
- Como ele deve jogar a competição inteira e está recuperado, aposto nele. Joguei com ele em 2003 (no São Paulo), é um grande centroavante, um goleador - comentou o capitão palmeirense.
No entanto, Luis Fabiano não disputará a competição inteira: passou por uma operação no joelho direito nesta sexta-feira e não tem previsão para reestrear pelo São Paulo. Os votos para o atacante foram dados antes da notícia da cirurgia.
Alecsandro, Liedson, Leandro Damião e Borges foram os demais lembrados como candidatos à artilharia. O atacante do Vasco teve dois votos. Os demais, um.

Sem se livrar das dores, Luis Fabiano pede e Tricolor opta por cirurgia

Atacante é operado para raspagem em tendão do joelho direito. Desde que chegou ao São Paulo, em março, o Fabuloso vinha sofrendo com a fibrose

FONTE: Por Marcelo PradoSão Paulo
Luis Fabiano no treino do São Paulo (Foto: Ag. Estado)Luis Fabiano tem reclamado de dores no joelho
(Foto: Agência Estado)
Contratado no fim de março, o atacante Luis Fabiano ainda nem reestreou pelo São Paulo e soube nesta sexta-feira que vai demorar mais um tempo para vestir novamente a camisa do Tricolor. Sem conseguir se livrar das dores atrás do joelho direito, o jogador cansou de esperar pela melhora com o tratamento convencional e foi operado na tarde desta sexta-feira pelo médico Rene Abdalla no Hospítal do Coração, localizado no Paraíso, Zona Sul da Capital paulista.
O problema de Luis Fabiano ainda é decorrente de quando ele estava na Espanha, defendendo o Sevilla, e rompeu - dia 6 de março - o tendão do músculo semitendineo, que vai do posterior da coxa ao joelho. O Fabuloso convive diariamente com as dores, classificadas de “insuportáveis” por ele mesmo, por conta de uma fibrose no local, decorrente da cicatrização. Quando faz esforço, a fibrose sangra e provoca a dor, refletida atrás do joelho.
Quando foi contratado, Luis Fabiano tinha a expectativa de estrear no dia 27 de abril, contra o Goiás, pelas oitavas de final da Copa do Brasil. Depois, sempre por conta das dores, a previsão passou para 4 de maio, no duelo com o Avaí pelas quartas de final da mesma competição. De novo, retorno adiado. Naquela ocasião, o médico José Sanchez já começou a cogitar a hipóteses de uma intervenção cirúrgica para fazer uma raspagem no local. A ideia seria esperar 20 dias.
O atacante treinou em campo normalmente na segunda e na terça-feira, no CT da Barra Funda. Otimista, a comissão técnica planejava marcar sua volta aos campos para o jogo com o Figueirense, dia 28 de maio no Morumbi, pela segunda rodada do Campeonato Brasileiro. Porém, após os trabalhos de quarta e quinta, ele reclamou novamente de dores no local. Nesta sexta, após novo exame, o jogador não aguentou mais esperar, procurou o departamento médico e disse que as partes deveriam pensar na cirurgia. A palavra final, no entanto, foi do médico Rene Abdala, que operou o Fabuloso. O procedimento cirúrgico durou 40 minutos.
- A cirurgia foi ótima, solucionou a lesão e a recuperação dependerá da evolução diária do jogador - disse Abdala.
- Ele se sentiu muito bem no início da semana, mas terminou os treinos de quarta e quinta reclamando de dor. Hoje, acordou bem e apesar de fazer todos os movimentos e sabermos que isso poderia evoluir bem, ele pediu para adotarmos a solução mais rápida. Decidimos então por fazer uma limpeza cirúrgica - explicou o médico são-paulino José Sanchez.

Tite elogia reforço e sinaliza para trio com Emerson, Liedson e Adriano

'Atleta gosta de ter qualidade ao lado. A possibilidade de sucesso é de todos', diz o técnico, que só terá o Imperador a partir de setembro

FONTE: Por Carlos Augusto FerrariSão Paulo
Emerson durante entrevista (Foto: Eduardo Peixoto / Globoesporte.com)Emerson reforça o Corinthians 
(Foto: Eduardo Peixoto / Globoesporte.com)
Tite falou nesta sexta-feira pela primeira vez sobre a contratação do atacante Emerson Sheik. O treinador elogiou a qualidade do jogador, mas ainda foi cauteloso sobre como irá utilizá-lo na equipe. Depois de admitir que ele e Liedson formarão a dupla de ataque, o treinador deu a entender que, a partir de setembro, Adriano também poderá ser incluso no sistema ofensivo.
- (Emerson) É um jogador que vem para suprir essa necessidade de quantificar e qualificar na frente. Ele pode jogar com o Liedson, é de velocidade, força e qualidade na finalização. Vem para acrescentar qualidade e experiência ao grupo - afirmou Tite, antes de deixar no ar a possibilidade de escalar também o Imperador, quando ele se recuperar da cirurgia no tendão de Aquiles.
- Meu foco de atenção é a montagem da equipe. Não pensei nessa possibilidade. Mas tendo jogadores de qualidade é fácil trabalhar. Atleta gosta de ter qualidade ao lado. A possibilidade de sucesso é de todos - ressaltou.
Emerson e Liedson poderão atuar juntos logo nas primeiras rodadas do Campeonato Brasileiro. O Sheik será apresentado oficialmente na próxima segunda-feira e já iniciará os treinamentos com o restante do grupo. Já Adriano não retornará tão cedo. O Imperador ainda se recupera da cirurgia no tendão do pé esquerdo e tem previsão de regressar somente em setembro.
Com relação a Emerson, a intenção de Tite é usá-lo o quanto antes. O Timão enfrenta o Coritiba na segunda rodada do Brasileirão, dia 29 de maio, em Araraquara. O Sheik terá praticamente uma semana de trabalho físico e tático com a equipe para ser, ao menos, relacionado para o confronto no interior de São Paulo.

- Não quero dizer ainda, mas ele estava em atividade ou mantendo uma certa atividade - completou o comandante.

Com times mistos e a cabeça longe, Ceará e Vasco estreiam no Brasileiro

Semifinalistas da Copa do Brasil, clubes poupam suas principais armas no duelo deste sábado, no Presidente Vargas

FONTE: Por GLOBOESPORTE.COMFortaleza
Ceará e Vasco dão o pontapé inicial para a disputa do Campeonato Brasileiro de 2011 neste sábado, às 18h30m (de Brasília), no estádio Presidente Vargas, em Fortaleza. O pensamento dos torcedores de ambos os clubes, no entanto, está bem mais ao Sul do país. Os times estão na disputa da semifinal da Copa do Brasil e, na próxima quarta, vão decidir uma vaga na final. Depois do empate por 1 a 1 na Colina, a equipe carioca encara o Avaí em Florianópolis. O Vovô, que ficou no 0 a 0 no PV, vai até Curitiba medir força com o Coxa.
Diante deste momento decisivo, tanto Ceará quanto Vasco utilizarão praticamente só reservas neste sábado. Nas prováveis escalações, apenas um titular de cada lado - Thiago Humberto no Vovô e Fernando Prass no Gigante da Colina.
No último Brasileiro, Ceará e Vasco tiveram campanhas parecidas. O time de Fortaleza terminou em 12º lugar com 47 pontos. Os cruz-maltinos somaram 49 pontos e ficaram na 11ª posição. Ambos se classificaram para a Sul-Americana.
O SporTV transmite a partida ao vivo, menos para o estado do Ceará. O canal Premiére, pelo sistema pay-per-view, mostra o duelo para todo do Brasil. O GLOBOESPORTE.COM acompanha todos os lances em Tempo Real, com vídeos. Jailson Macedo Freitas (BA) será o árbitro. Ele será auxiliado por Alessandro Matos (Fifa/BA) e Adson Leal (BA).
 
header o que esta em jogo
Ceará: para o Vovô, a partida tem a importância de estrear com o pé direito na competição, diante dos seus torcedores, e manter o astral elevado para a Copa do Brasil.
Vasco: os cruz-maltinos também querem ganhar mais moral para a dura batalha que terá em Florianópolis na próxima quarta. Para os reservas que entrarão em campo, será a chance de tentar colocar uma pulga atrás da orelha de Ricardo Gomes.
 
header as escalações 2
Ceará: a tendência é que o técnico Vagner Mancini, que fez mistério sobre os 11 que entrarão em campo, escale apenas um titular, o meia Thiago Humberto. O zagueiro Diego Sacoman foi inscrito nesta sexta e deve formar a defesa com Cléber. A provável formação do Vovô é: Adílson; Diego Macedo, Cléber, Diego Sacoman e Ernandes; Heleno, Eusébio, Murilo e Thiago Humberto; Sinho e Júnior.
Vasco: o técnico Ricardo Gomes também só deve escalar um titular, o goleiro Fernando Prass. A maior dúvida é se Fagner e Ramon começarão jogando ou também serão poupados para a Copa do Brasil. Apesar de ser considerado o 12º jogador do time, Bernardo não deve iniciar, também para evitar desgaste. A equipe cruz-maltina deve entrar em campo com: Fernando Prass, Irrazábal (Fagner), Douglas, Jomar e Marcio Careca; Eduardo Costa, Diego Rosa, Enrico e Jéferson; Caíque e Elton.
 
quem esta fora
Ceará: o zagueiro Fabrício, que está com um estiramento no músculo adutor da coxa esquerda, e o lateral-direito Boiadeiro, que está em fase de recondicionamento físico após se recuperar de lesão, estão fora da estreia no Brasileiro. Não há atletas suspensos.
Vasco: Cesinha e Nilton estão no departamento médico. O zagueiro está com um problema na coxa, enquanto o volante fez uma cirurgia nos ligamentos do joelho e só deve retornar em agosto. Fernando ainda está em recondicionamento físico. Não há jogadores suspensos.
 
header fique de olho 2
Ceará: contratado pelo Vovô com fama de artilheiro, Junior ainda não conseguiu repetir o sucesso que teve no Vitória. Neste sábado, com a decisão de escalar um time misto, o atacante deve ter a chance de jogar. Será uma oportunidade boa para ele tentar começar a mudar sua cotação com os torcedores alvinegros.
Vasco: muito querido por parte da torcida cruz-maltina, o atacante Elton, reserva após a chegada de Alecsandro, terá uma nova chance de mostrar que não perdeu o faro para balançar a rede. O último gol feito pelo centroavante ainda está bem vivo na cabeça dos torcedores: o de empate em 1 a 1 com o Atlético-PR, em São Januário, que classificou o time para a semifinal da Copa do Brasil.
 
header o que eles disseram
Eusébio (meia do Ceará)"Temos que estrear com o pé direito. Quem o Mancini escolher para entrar em campo vai dar o melhor para levar o Ceará aos três pontos. Este jogo é uma grande oportunidade para todos. Quem não quer enfrentar um Vasco em um Brasileiro da Série A? Nosso início de competição tem que ser ainda melhor do que fizemos no ano passado."
Fernando Prass (goleiro do Vasco)"É difícil prever a dificuldade de um jogo apenas por ser o time titular ou não ser. Digo isto até pelo time do Vasco. A equipe que entrará em campo é de muita qualidade e no dia a dia vem trabalhando contra os chamados titulares. E muitos deles já foram titulares. Independente da escalação do Ceará, será complicado, até porque estamos jogando n casa deles."
 
header números e curiosidades
* O Ceará nunca derrotou o Vasco na Primeira Divisão do Campeonato Brasileiro. As equipes se enfrentaram nove vezes. Foram cinco vitórias dos cariocas e quatro empates.
* Em 2010, Ceará e Vasco vinham da disputa da Série B e estrearam com resultados diferentes no Brasileiro. O Vovô venceu o Fluminense por 1 a 0, em Fortaleza, e o time carioca perdeu por 2 a 1 para o Atlético-MG, em Belo Horizonte.
* No Brasileiro de 2010, o Ceará disputou 19 jogos em casa e fez 36 pontos: nove vitórias, nove empates e apenas uma derrota. O revés foi justamente diante do Vasco, que fez 2 a 0 na 19ª rodada.
 
header último confronto v2

Na última vez que Vasco e Ceará se enfrentaram foi no dia 5 de dezembro de 2010. Em São Januário, os cruz-maltinos fizeram 2 a 0, com gols de Dedé, aos 32 minutos do primeiro tempo, e Bruno Paulo, aos dois da segunda etapa. O técnico Paulo César Gusmão escalou seu time com: Fernando Prass, Fagner, Dedé, Douglas e Ramon; Jumar, Rômulo, Allan e Caíque, Bruno Paulo (Jonathan) e Éder Luis. O Vovô foi escalado pelo treinador Dimas Filgueiras com: Alves; Boiadeiro, Fabrício, Erivelton, Michel; Eusébio, Heleno, Júnior Cearense (Camilo) e Reina (Luizinho); Magno Alves e Marcelo Nicácio (Kempes). Na ocasião, Heleno foi expulso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário